Bellcrank

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Maio de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde Abril de 2010).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.

Bellcrank (às vezes digitado "belcrank") é uma ferramenta que consiste em uma peça de metal ou plástico resistente, em formato de "T" ou "L", destinado a transferir movimento mecânico de uma direção para outra. Quando em formato de "T", dispõe de um eixo no centro, e duas hastes de comando, ou dois cabos de comando, vão movimentar as pontas do traço horizontal do T, um puxando e o outro empurrando. Assim, a perna vertical do T move-se para um lado e para o outro, e da extremidade inferior desta fica presa uma haste que vai transferir então o movimento para outro lugar. Por exemplo, em aeromodelos com motor a explosão, dois cabos de aço com cerca de 10 metros, que saem de uma manete na mão do aeromodelista, entram pela extremidade da asa do aeromodelo, ligando-se a um bellcrank no interior do aparelho. Do bellcrank sai uma haste de aço que vai dar no leme de profundidade do aeromodelo, permitindo controlá-lo, e assim fazer o modelo subir, descer ou permanecer em vôo nivelado.

O Bellcrank em forma de L tem um eixo no centro do L, e normalmente tem a finalidade de fazer com que o movimento de uma haste que fica articulada numa das extremidades do L movimente uma outra que fica prêsa na ponta da outra extremidade. Os bellcranks são dispositivos baseados em máquina simples, a alavanca, e são muito utilizados em aviões, automóveis, peças complexas tais como bombas injetoras de motores diesel, carburadores, comandos de máquinas e aparelhos em geral.