Belle de Jour (escritora)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brooke Magnanti 2010

Belle de Jour é divulgado como o pseudônimo de uma ex-garota de programa londrina, na realidade, trata-se da pesquisadora britânica Brooke Magnanti. Com o nome Belle de Jour (a bela da tarde) ela mantém um blog famoso, Belle de Jour: diary of a London call girl que em 2003 foi selecionado pelo The Guardian como blog do ano[1] e que deu origem a dois livros publicados tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos.

O nome vem do livro de Joseph Kessel Belle de jour de 1928, e do filme homônimo de 1947 estrelando Catherine Deneuvee dirigido por Luis Buñuel. Em francês "Belle de Jour" é traduzida literalmente com "beleza do dia" em oposição à "femme de nuit" ou "belle de nuit", mulher da noite (referências comuns a prostitutas). "Belle de jour" é possivelmente uma referencia aos rendez-vous a luz do dia feitos por qualquer garota de programa, incluindo a própria Belle de Jour.

Identidade real[editar | editar código-fonte]

Houve especulação na mídia sobre a identidade real da autora; se Belle era realmente uma garota de programa; e se seus posts diários eram baseados em fatos ou eram inteiramente fictitícios. Belle sempre manteve que ele é quem ela diz sere sua editora, Orion Books, continua a publicar seus primeiros dois livros na linha de "Não Ficção/Memórias".[2]

Em 2009 a identidade de Belle de Jour foi revelada. Na verdade trata-se da pesquisadora britânica Brooke Magnanti, que escrevia no blog para arrecadar recurso para financiar seus estudos.[3]

Série de televisão[editar | editar código-fonte]

uma série de televisão levemente baseado em seu primeiro livro foi desenvolvida pelo Channel 4 do Reino unido, mas no final foi ao ar no ITV2 como Secret Diary of a Call Girl. A primeira temporada foi ao ar de 27 de Setembro a 15 de Novembro de 2007 estrelando Billie Piper como Belle. A segunda temporada começou em 11 de Setembro de 2008 e a terceir está marcada para começar no Reino Unido no fim da primavera de 2009.

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

De Novembro de 2005 até Maio de 2006, Belle contribuiu regularmente numa coluna do Sunday Telegraph.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]