Bellis sylvestris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMargarida-do-monte
Bellis 2007-1.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Plantae
Clado: angiospérmicas
Clado: eudicotiledóneas
Subclasse: Asteridae
Ordem: Asterales
Família: Asteraceae
Género: Bellis
Espécie: B. sylvestris
Nome binomial
Bellis sylvestris
Cirillo

A espécie Bellis sylvestris, designada pelos nomes populares de Margarida-do-monte e margarida-menor é uma planta vivaz, da família das asteráceas.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Apresenta uma roseta na base, com caule praticamente inexistente (por isso, considerada acaule por alguns autores) com folhas oblongo-ovadas ou oblongo-espatuladas, como se fosse uma colher (a base estreita-se como o cabo de uma colher), pecíolo curto e difícil de distinguir, com margem levemente serrada, de cor verde escura e trinérveas. Os pedúnculos das inflorescências são compridos e espessos, encimados por um receptáculo com forma cónica ou hemisférica que suporta o capítulo (flores num disco central, rodeadas de outras flores estéreis, vulgarmente e impropriamente chamadas de pétalas). A inflorescência, quando fecha, é envolvida por brácteas involucrais (algo semelhante a sépalas, que nas compostas aparecem modificadas, acima de cada ovário, formando um "papus", em cada uma das flores minúsculas - flósculos - reunidas no disco central) de forma oblonga-lanceolada. Os seus frutos são cipselas com pêlos (aplicado-pubescente) e, por vezes, com um pequeno apêndice com uma leve penugem (papilho).

Distribuição geográfica[editar | editar código-fonte]

É espontânea na Europa, e muito vulgar em Portugal, especialmente em locais húmidos e sombrios.

Espécies semelhantes[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre asteráceas, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bellis sylvestris