Shonan Bellmare

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Bellmare Hiratsuka)
Shonan Bellmare
Nome Shonan Bellmare
Alcunhas Praianos
Fundação 1968 (56 anos)
Estádio Estádio Shonan BMW Hiratsuka
Capacidade 15 380 pessoas[1]
Presidente Japão Kiyoshi Makabe
Treinador(a) Japão Satoshi Yamaguchi
Patrocinador(a) Japão Meldia Group
Material (d)esportivo Brasil Penalty
Competição J. League
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Shonan Bellmare (japonês:湘南ベルマーレ) é um clube profissional de futebol do Japão, jogando atualmente a J League. O clube está localizado em Hiratsuka, a oeste da Prefeitura de Kanagawa e seu estádio é o Hiratsuka Athletics Stadium, em Hiratsuka, com capacidade de 18.500 pessoas.

História[editar | editar código-fonte]

O clube foi fundado em 1968 com o nome de Towa Real Estate SC.[2]

Na década de 1970, mudaram seu nome para Fujita Kogyo SC[3] quando a Towa Estate Development desistiu da propriedade de sua empresa controlada pela Fujita Kogyo, que mudou o clube para Hiratsuka.

Em 1972, foi promovido para a Divisão 1 da Liga de Futebol do Japão (JSL).

Em 1989, teve dificuldades na 1° divisão e em 1999 foi rebaixado para a 2° divisão. Passou todo o inicio dos anos 2000 na J2 League.[4]

Eles venceram a JSL três vezes (incluindo duas duplas com a Copa do Imperador) entre 1977 e 1981, mas foram relegados à Divisão 2 da JSL em 1990 e embora tenham vencido a última temporada da Divisão 2 da JSL em 1991-92, devido a profissionalização e formação da Liga J. eles não atenderam aos critérios da nova liga de topo da liga e isso significou que os vice-campeões, Kashima Antlers (ex-Sumitomo), fossem promovidos.

1993 (JFL)[editar | editar código-fonte]

Em 1993, eles adotaram o novo nome Shonan Bellmare. A sua candidatura à afiliação ao J. League Associate foi aceita. Eles jogaram na antiga Japan Football League Division 1 e venceram o campeonato da liga. Depois que o Conselho Municipal de Hiratsuka se comprometeu a financiar a reforma do Estádio Hiratsuka para atender aos requisitos da J.League, a J. League aceitou o clube.

1994-1997[editar | editar código-fonte]

O clube foi forçado a mudar seu nome para Bellmare Hiratsuka porque a J.League exigiu que os participantes designassem apenas uma cidade e incluí-lo seu nome nos nomes dos clubes naquele momento. O clube inicialmente lutou para permanecer na J.League e terminou em 11º de 12 na primeira temporada de 1994. Com este ímpeto, o clube venceu a Copa do Imperador 1994-1995. Este título qualificou Bellmare para a Taça Asiática de 1996 , que venceu ao derrotar o Al Talaba do Iraque na final. Este é sem dúvida o período de maior sucesso do clube.

1998-1999[editar | editar código-fonte]

Quatro jogadores do Bellmare foram selecionados para a Copa do Mundo de 1998 . Foram Nakata, Lopes, Hong e um goleiro Nobuyuki Kojima . No entanto, como Nakata partiu para o clube italiano Perugia logo após a Copa do Mundo, a fortuna do clube começou a declinar. O principal patrocinador Fujita decidiu descontinuar o apoio financeiro em 1999 devido às suas próprias dificuldades financeiras. Forçou o clube a liberar alguns jogadores altamente pagos, incluindo Lopes, Hong e Kojima. E em 1999 foram rebaixados para J2-League.

2000-2009[editar | editar código-fonte]

O clube começou de novo. A propriedade foi transferida para uma organização de propriedade da comunidade. Eles também mudaram seu nome para Shonan Bellmare, já que a J. League permitiu que eles aumentassem suas cidades designadas para incluir várias cidades e vilas ao redor de Hiratsuka. O desempenho do clube em campo não era convincente e eles não eram candidatos sérios para subir para J1-League. Retornando para J1-League em 2009, seria a primeira competição sem Fujita como seu patrocinador.

Em 5 de dezembro de 2009, Shonan retornou para J1-League como terceiro colocado .

2010[editar | editar código-fonte]

O retorno de Shonan para J1 foi breve, pois eles lutaram na parte inferior da tabela durante toda a temporada. Seu rebaixamento de volta para J2 foi confirmado com quatro jogos de antecedência.

Em 2014, depois de alguns anos entrando e saindo da primeira divisão, o Shonan Bellmare dominou a J2 durante a campanha de 2014. Ganhando a segunda divisão com 101 pontos, 38 vitórias, 8 empates e apenas 3 derrotas, eles foram promovidos de volta à primeira divisão da J League, J1, para a temporada de 2015.

Para a temporada J1 de 2015, a Shonan Bellmare fez uma parceria com a empresa japonesa de gestão de energia, Eneres, para ser o principal patrocinador do time. Durante a temporada de 2015, o Shonan Bellmare conseguiu a melhor dos três times promovidos do J2. O colocação dos times que veio da segunda divisão, Montedio Yamagata e o Matsumoto Yamaga FC juntamente com Shimizu S-Pulse foram rebaixado. Eles terminaram em 8ª na tabela de classificação. A temporada de 2015 pode ser considerada um sucesso para a Bellmare. Com 13 vitórias, 9 empates e 12 derrotas na temporada, Shonan garantiu um recorde de vitórias na divisão principal de um time promovido. Em 2016 o time acaba sendo rebaixado novamente, retornando em 2017 como campeão da segunda divisão.

Rivalidades[editar | editar código-fonte]

Historicamente, a área de Shonan fazia parte de uma província pré-moderna, Província de Sagami, enquanto Yokohama e Kawasaki faziam parte da Província Musashi, portanto as rivalidades intra-prefeiturais de Bellmare com Yokohama F. Marinos , Yokohama FC e Kawasaki Frontale são baseadas no trabalho duro nas cidades portuárias do sul de Musashi, em oposição à atitude mais descontraída das praias de Sagami.

Outros rivais históricos foram Cerezo Osaka , Urawa Red Diamonds, e Júbilo Iwata.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Internacionais[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

Treinadores[editar | editar código-fonte]

Treinador Período
Japão Hisashi Kato 2000
Japão Koji Tanaka 2001-2002
Marrocos Ajam Boujarari Mohamed 2003
Japão Matsuichi Yamada 2003-2004
Japão Eiji Ueda 2004-2006
Japão Masaki Kanno 2006-2008
Japão Yasuharu Sorimachi 2009–2011
Coreia do Sul Cho Kwi-Jea 2012–

Jogadores famosos[editar | editar código-fonte]


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de JapãoSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol japoneses é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.