Belmiro de Almeida

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Pintor Belmiro de Almeida, de Almeida Júnior.

Belmiro de Almeida (Serro, 22 de maio de 1858Paris, 12 de junho de 1935) foi um pintor, desenhista, escultor e caricaturista brasileiro.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Belmiro de Almeida fez seus primeiros estudos de desenho e pintura no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro. Ingressou logo depois na Academia Imperial de Belas Artes, onde teve como professores Agostinho José da Mota, Zeferino da Costa e Souza Lobo.

No final da década de 1880, viajou para a Europa, visitando Roma e Paris. Em Paris frequentou o ateliê de Jules Lefèbvre, participou de salões e realizou exposições individuais. A partir de então, alterna residência entre Paris e Rio de Janeiro. No Brasil, ocupou interinamente, de 1893 a 1896, a cadeira de Desenho Figurado na antiga Escola Nacional de Belas Artes, em substituição a Pedro Weingärtner. Em 1916 foi contratado pela escola para reger a cadeira de Desenho de Modelo-Vivo. Dedicou-se a caricatura, colaborando nos principais periódicos cariocas da época e também à escultura, em que o seu trabalho mais conhecido é a figura do manequinho, instalada em uma praça pública no Bairro de Botafogo.

Belmiro de Almeida, menina com pingentes de ouro, 1896, óçeo sobre tela, 47,5x42,5cm Foto de Gedley Belchior Braga

Fixou-se definitivamente em Paris no fim da Primeira Guerra Mundial. No Salão Nacional de Belas Artes, conquistou a medalha de ouro de segunda classe em 1894, e a grande medalha de ouro em 1921. Sua obra integra o acervo de importantes instituições como o Museu Nacional de Belas Artes. Ali se encontra que uma de suas telas mais famosas, Arrufos, que traz o poeta e crítico de arte Gonzaga Duque como modelo; também o poeta se inspiraria no pintor para criar um personagem (agrário) do romance Mocidade morta (1899).

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Belmiro de Almeida

Ligações externas[editar | editar código-fonte]