Belting

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Belting é uma técnica de canto usada em diversos gêneros musicais, como rock, pop, gospel, e jazz, mas especialmente conhecida pela sua adoção no teatro musical americano. Muitas vezes nos referimos ao "belting" como uma forma de estender o registro de voz de peito para uma região mais aguda, para além da região da passagem, onde normalmente se faria a mudança para a voz de cabeça.1 Entretanto, há um certo consenso de que um belting saudável não deve ser entendido como "voz de peito", e sim como uma combinação da ressonância frontal com a voz mista, ou com o "mix". No mix, a voz não soa totalmente como uma voz cabeça e nem como uma voz de peito - e sim como uma combinação das duas.2 A estética do belting corresponde a um cantar que soa como a prosódia da fala, promovendo uma sensação de espontaneidade.3

Esta técnica permite uma voz forte, poderosa, clara e em tons muito altos, sendo a técnica utilizada por atores de musical e por muitos cantores profissionais. É muito utilizada em musicais como, por exemplo, da Broadway, pois neles, a voz cantada precisa sair clara e com volume. Exemplos de cantores que usam belting com frequência: Lea Michele, Floor Jansen ,Taylor Momsen ,Amy Lee, Mariah Carey,Stevie Wonder,Christina Aguilera, Lady Gaga, Marina Elali, David Fantazzini,Leona Lewis, Celine Dion, Beyonce, Barbra Streisand, Nelly Furtado e Cyndi Lauper em alguns lives, Bette Midler, Rachel Berry, Judy Garland, Nicole Scherzinger, Roy Khan, Bruce Dickinson, que emitem notas muito além dos limites nos agudos sem perder o peso e brilho dos graves.

Referências

  1. SPIVEY, Norman. "Music Theater Singing. . . Let’s Talk. Part 2: Examining the Debate on Belting" Journal of Singing, May/June 2008, Volume 64, No. 5.
  2. PHILLIPS, Pamelia S. "Singing for Dummies" Indianapolis, Wiley Publishing, 2011.
  3. LEBON, Rachel L. "The Professional Vocalist: A Handbook for Commercial Singers and Teachers" Lanham, MD: The Scarecrow Press, Inc., 1999, p. 112.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre música é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.