Bertrando de Toulouse

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Beltrão de Toulouse)
Bertrando de Toulouse
Bertrando de Toulouse
Nascimento 1065
Morte 21 de abril de 1112
Trípoli
Cidadania França
Progenitores
Cônjuge Helena da Borgonha
Filho(a)(s) Pôncio de Trípoli
Irmão(ã)(s) Afonso-Jordão de Toulouse
Título Conde de Toulouse, marquess of Provence, count of Tripoli
Guilherme IX da Aquitânia o Trovador, rival dos Saint-Gilles (Raimundo, Bertrando e Afonso) pela posse do condado de Toulouse

Beltrão ou Bertrando de Toulouse, ou de Saint-Gilles (c.1065 - 21 de Abril de 1112), foi conde de Toulouse e de Trípoli desde 1105 e até à sua morte. Era filho de Raimundo IV de Toulouse com a sua primeira esposa Eldearda (m.1089), filha de Fulque Bertrando I da Provença.

Casou-se em 1095 com Helena da Borgonha, filha de Odo I, Duque da Borgonha, com a qual teve a seguinte descendência:

Quando o seu pai partiu para a Primeira Cruzada em 1096, confiou a Bertrando o governo do condado de Toulouse. Em 1098 este apoderou-se dos privilégios dos cânones de Saint-Sernin, que pediram auxílio à sua prima Filipa de Toulouse e ao seu esposo, o duque Guilherme IX da Aquitânia.

Estes invadiram e ocuparam o condado, aprisionando Bertrando. A situação durou até 1101, quando o duque da Aquitânia também tomou a cruz, empenhando o condado de Toulouse ao próprio Bertrando para pagar a empresa. E de 1101 a 1108, o jovem conde esteve em conflito com o papa Pascoal II sobre a abadia de Saint-Gilles.

Com a morte de Raimundo IV de Toulouse em 1105, Bertrando herdou todos os seus títulos. Quatro anos depois também aderiu às cruzadas, deixando o condado de Toulouse ao seu irmão Afonso-Jordão, ainda menor de idade. Ao chegar a Trípoli, ainda nas mãos dos muçulmanos e cercada pelos cristãos, o seu primo Guilherme-Jordão da Cerdanha tinha tomado a liderança do condado e recusou-se a ceder-lhe a herança do pai.

Na disputa que se seguiu, Guilherme aliou-se a Tancredo da Galileia, regente do Principado de Antioquia, e em resposta Bertrando pediu a intervenção de Balduíno I de Jerusalém, rival deste poderoso príncipe. Com a mediação do rei, que era apoiado por Balduíno de Bourcq e Joscelino de Courtenay, Bertrando e Guilherme acabaram por acordar em cada um manter o controlo das suas próprias conquistas, com o primeiro a prestar vassalagem a Balduíno I e o segundo a Tancredo (que foi também forçado a abandonar as suas pretensões sobre o condado de Edessa).

Bertrando lucrou mais com este acordo quando, com a ajuda de uma frota genovesa, tomou Trípoli pouco tempo depois, a 12 de Julho de 1109. E quando Guilherme-Jordão foi assassinado alguns meses mais tarde, tornou-se no único governante do condado. Depois da sua morte a 21 de Abril de 1112, o território passou para o seu filho Pôncio de Trípoli - a herança de Raimundo de Saint-Giles na Terra Santa manteve-se na sua descendência até 1187, data em que passaria para os príncipes de Antioquia.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Les comtes de Toulouse, Jean-Luc Dejean, 1979, 1988, ISBN 2-213-02188-0
  • L'Empire du Levant: Histoire de la Question d'Orient, René Grousset, 1949

Precedido por
Raimundo IV
Armas dos condes de Toulouse
Conde de Toulouse

1105 - 1112
Sucedido por
Afonso-Jordão
Precedido por
Guilherme-Jordão
da Cerdanha
(disputado)
Brasão de armas dos condes de Trípoli
Conde de Trípoli

1109 - 1112
Sucedido por
Pôncio de Trípoli