Belém (Galileia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Belém, veja Belém (desambiguação).
Nota: Este artigo é sobre um moshav na Galileia. Se você procura outra cidade com o mesmo nome, consulte Belém (Cisjordânia).
Edifícios Templer em Belém da Galiléia.

Belém da Galileia (em hebraico: בית לחם הגלילית) é um moshav na região norte de Israel, no município de Emeq Izreel ("Vale de Jezreel"). Até a fundação do Estado de Israel, Belém da Galileia era uma colônia de templers alemães, cujos edifícios ainda são conservados. Hoje vivem no moshav 170 famílias.

Na Antiguidade, em tempos bíblicos, a cidade já existia, como é mencionado no Livro de Josué (19:15). De acordo com documentos históricos, em Belém existia um vilarejo judaico até a destruição do Templo de Herodes (também conhecido como o Segundo Templo). Na Idade Média o lugar foi colonizado por cristãos, porém foi abandonado depois de algum tempo.

Alguns arqueólogos como Avraham Oshri, de Israel, têm a opinião que Jesus Cristo teria nascido em Belém da Galileia, e não em Belém da Judéia mas outros arqueólogos rejeitam esta posição.[1]

Referências

  1. «Israeli Archeologist says Jesus was born in Bethlehem...of Galilee?». Inquisitr.com. Consultado em 17 de julho de 2019 
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Israel é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Belém (Galileia)