Beni Urriaguel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde fevereiro de 2012)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Beni Urriaguel
População total
Regiões com população significativa
 Marrocos, Rife
Línguas
rifenho (tarifit), árabe marroquino, espanhol, francês
Religiões
Islão
Etnia
Rifenhos, Berberes

Os Beni Urriaguel, também chamados ou grafados Ait Urriaguel, Ait Ouriaghel, Aith Waryaghar, Beni Ouriaghel ou Ait Wariaghel, são uma cabila (tribo) berbere da região do Rife, no nordeste de Marrocos. Os seus territórios tradicionais atualmente constituem a província de Al Hoceima.

Foi uma das principais cabilas que participaram na Guerra do Rife contra o protetorado espanhol de Marrocos, na década de 1920. As autoriades espanholas consideraram os Urriaguel como o núcleo da insubmissão à autoridade colonial na zona oriental do protetorado. A liderança da tribo era detida principalmente pelo clã El-Khattabi, representado na pessoa de Abd el-Krim, o líder da efémera República do Rife. A capital histórica dos Beni Urriaguel era a localidade de Ajdir, na baía de Al Hoceima, embora na atualidade a cidade mais populosa dos territórios dos Beni Urriaguel seja Imzouren.

A tribo era a mais poderosa da região, mas precisou da união com as restantes tribos para proclamar a República do Rife, que estabeleceu o Rife como um estado independente e soberano.

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Espadas Burgos, Manuel. La política exterior española en la crisis de la Restauración. [S.l.: s.n.]. in: Historia general de España y América (em espanhol). Madrid: Rialp, 1981. vol. XVI. OCLC 8546142
  • Hart, David Montgomery. The Aith Waryaghar of the Moroccan Rif (em inglês). Tucson: [s.n.], 1976.


Ícone de esboço Este artigo sobre etnologia ou grupos étnicos é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.