Beowulf e Grendel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Beowulf & Grendel
Beowulf e Grendel: A Lenda dos Vikings (PT)
A Lenda de Grendel (BR)
 Reino Unido /  Islândia /  Canadá
2005 • cor • 102 min 
Direção Sturla Gunnarsson
Roteiro Andrew Rai Berzins
Elenco Hringur Ingvarsson
Spencer Wilding
Stellan Skarsgård
Ingvar Eggert Sigurðsson
Gunnar Eyjólfsson
Gerard Butler
Philip Whitchurch
Ronan Vibert
Rory McCann
Tony Curran
Género ação, aventura, drama, fantasia, épico
Idioma inglês / francês
Página no IMDb (em inglês)

Beowulf & Grendel (br: A Lenda de Grendel/ pt Beowulf e Grendel: A Lenda dos Vikings ) é uma produção baseada em um poema Anglo-Saxão do Séc. IX,com personagens mágicos como bruxas e trols, em oposição a heróis bravos e destemidos, prontos para entregar a própria vida para salvar o reino em perigo sem pedir nada em troca. O filme tem locações na Islândia, e os cenários e figurinos remetem o espectador ao modo de vida dos vikings, séculos atrás.[1]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Hrothgar, rei de Daneland, e um grupo de guerreiros montados perseguem um homem grande e corpulento, que eles consideram um troll monstruoso, e seu jovem filho, em um grande campo aberto, até pai e filho se encontram à beira de um penhasco próximo ao mar. O pai orienta seu filho, Grendel, a descer e se esconder dos atacantes. Os dinamarqueses disparam flechas contra o pai e jogam seu corpo no mar. O rei caminha em direção à beira do penhasco e vê o jovem Grendel escondido, mas prefere poupá-lo. Mais tarde, Grendel encontra o corpo de seu pai na praia, como não consegue carregá-lo por ser muito pesado, o rapaz com uma espada corta a cabeça do pai para levá-la para casa.

Muitos anos depois, a cabeça está dentro de uma gruta onde o menino Grendel cresceu para ser tão grande e robusto como seu pai. Grendel fere sua própria testa com pedradas para expressar sua ira vingativa para os dinamarqueses e dá início à sua campanha assassina da vingança, dirigindo-se ao povoado dos dinarmaqueses durante a noite e executando vários homens do rei.

Quando Hrothgar encontra vinte de seus guerreiros mortos dentro de seu salão nobre, o rei dinamarquês cai em uma depressão. Beowulf, com a permissão do Hygelac, rei de Götaland, atravessa o mar em direção a Daneland com treze guerreiros, tendo como missão matar Grendel para Hrothgar.

A chegada de Beowulf e seus guerreiros de Hrothgar é bem-vinda, mas vila do rei caiu em um profundo desespero e muitos dos aldeões pagãos estão sendo convertidos ao cristianismo, a pedido de um monge irlandês, que acredita que assim cessará a onda de mortes e terror que assola o povoado.

Beowulf aprende mais sobre Grendel com Selma a bruxa e vidente da aldeia, que diz a Beowulf que Grendel não irá lutar com ele porque Beowulf não fez nenhum mal a ele. Um aldeão, recentemente batizado e, portanto, agora sem medo da morte, leva Beowulf e seus homens para o precipício acima da caverna de Grendel, mas sem uma corda eles têm medo de morrer descendo até a caverna , e voltam sem mesmo ver o esconderijo do monstro. O morador que os guiou à caverna é encontrado morto de maneira brutal, então Beowulf e seus homens voltam à caverna com uma corda e entram na caverna secreta de Grendel que está ausente. Um dos homens vingativos de Beowulf mutila a cabeça mumificada no santuário erguido por Grendel para seu pai morto assassinado.

Ao revelar mais sobre a natureza de Grendel, Selma conta como ele a tinha visitado uma vez e desajeitado a possuiu, tornando-a sua protegida desde esse dia. Beowulf fica incomodado com essa revelação, o que não o impede de avançar para beijar Selma, que habilmente lhe dá um tapa e afirma que ela não será amarrada e arrastada como um cão.Mesmo diante da recusa inicial, Selma sucumbe aos encantos do bravo e corajoso guerreiro.

Diante da insistência de Beowulf em saber o que se passou entre o Rei e o troll, Hrothgar admite ter matado o pai de Grendel para roubar um peixe, explicando que poupou a criança trol por piedade. Naquela noite, Grendel ataca os homens de Beowulf enquanto eles dormem no grande salão de Hrothgar, matando o guerreiro que profanou a cabeça de seu pai e, em seguida pula para fora do salão intentando fugir, mas é pego em uma armadilha de Beowulf que o deixa pendurado por seu braço direito. Grendel, recusando-se a ser capturado escapa cortando fora seu próprio braço e mesmo com uma hemorragia grave, consegue chegar à mesma praia onde ele havia encontrado o cadáver de seu pai morto , onde ele também morre, seu corpo é reivindicado por uma mão misteriosa.

Há grande festa no hall de Hrothgar, e o humor do rei foi animada pela derrota de Grendel. O braço decepado é mantido pelos dinamarqueses como um troféu. No entanto, os dinamarqueses são novamente atacados, dessa vez pela Mãe de Grendel, a bruxa do mar. Beowulf encontra seu esconderijo, onde ela colocou o corpo morto de Grendel, juntamente com uma pilha de tesouros. Ele mata a bruxa com uma espada retirada desse tesouro. Ele nota que a luta foi assistida por um estranho rapaz de cabelos vermelhos, obviamente, filho de Grendel do acasalamento com Selma. O rapaz levanta sua própria espada, mas Beowulf escolhe pôr fim ao conflito e não matá-lo.

Beowulf, com o filho de Grendel constrói um abrigo nas rochas onde enterra Grendel. Pouco tempo depois, Beowulf e seu bando de guerreiros deixam Daneland, mas não antes de alerta Selma que ela deve continuar a esconder o seu filho, para que os dinamarqueses não o persigam como fizeram com seu pai[2] [3] [4] .

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Beowulf & Grendel - A Lenda dos Vikings (em português) Cinemateka. Página visitada em 31 de agosto de 2009.
  2. A Lenda de Grendel (em português) Cine DVD on line. Página visitada em 31 de agosto de 2009.
  3. A Lenda de Grendel (em português) Cine Menu. Página visitada em 31 de agosto de 2009.
  4. Script (pdf) (em inglês). Página visitada em 31 de agosto de 2009.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.