Berenice Sira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outras pessoas com o mesmo nome, veja Berenice.
Berenice
Funções
Princesa (en)
Dinastia ptolemaica
-
Rainha consorte
Império Selêucida
-
Títulos de nobreza
Princesa (en)
Rainha
Biografia
Nascimento
Morte
Era
Cidadanias
Atividade
Família
Pai
Mãe
Irmãos
Cônjuge
Descendentes
Antiochus (d)

Berenice Syra era filha de Ptolemeu II Filadelfo e Arsínoe, esposa do monarca Selêucida Antíoco II Theos, na moderna Síria.[1]

Antíoco II Theos, em um acordo com Ptolomeu II para selar a paz após a 2ª Guerra Síria (249 a.C.), acertou seu casamento com a princesa Berenice, se divorciando de sua então esposa, a rainha Laódice, transferindo assim, a sucessão para os filhos de Berenice.

Laódice foi exilada em Éfesos, mas continuou fomentando inúmeras intrigas na tentativa de recuperar a coroa, até que em 246 a.C, após a morte de Ptolomeu, Antíoco repudiou Berenice, a deixando sozinha com seu filho Antíoco em Antioquia, tomando de volta Laódice como esposa e rainha. Laódice aproveitou a volta do marido para instantaneamente o envenenar, e em seguida matou Berenice e o seu filho, dando início à 3ª Guerra Síria, contra Ptolomeu III, irmão de Berenice.

Referências

  1. «Women in power 500- CE. 1- Regent Dowager Queen Berenice Syria of Syria». guide2womanleaders. 6 de novembro de 2016. Consultado em 8 de julho de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre história ou um(a) historiador(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.