Beretta M18

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Pistole mitragliatrici
Beretta Modello 1918
[[Imagem:|300px|center]]
Tipo Pistola-metralhadora
Local de origem  Itália
História operacional
Em serviço 1918 - 1940
Histórico de produção
Criador Tuillio Marengoni
Data de criação 1918
Especificações
Peso 3,3 kg
Comprimento 1092 mm
Comprimento 
do cano
305 mm
Calibre 9 mm Glisenti
Cadência de tiro 900 tpm
Sistema de suprimento carregador de 25 munições

A Beretta M18 foi uma pistola-metralhadora italiana, desenvolvida no final da Primeira Guerra Mundial por Tuillio Marengoni. A M18 não é mais que o mecanismo da pistola-metralhadora Villar Perosa M15 rearranjado de uma forma mais conveniente, de modo a tornar a arma mais portátil. Apesar da primeira pistola-metralhadora do mundo ser considerada a Villar Perosa, pode-se considerar a Beretta M18 como a primeira arma ao serviço a ser projectada especificamente para essa função, dado que a antecessora consistiu apenas na adaptação de uma metralhadora projectada inicialmente para uso em aeronaves.

As modificações à Villar Perosa que resultaram na Beretta M18, consistiram na instalação de um novo mecanismo de gatilho, baseado no das espingardas italianas na altura em serviço, na colocação de uma coronha de madeira com um entalhe de ejecção na parte inferior e na instalação de uma baioneta dobrável semelhante às em uso nas carabinas italianas. O resultado foi uma arma prática e manejável, mas mantendo o mecanismo idêntico.

A Beretta M18 começou a ser atribuída às unidades de Arditi (Comandos) do Exército Italiano, no início de 1918, tornando-se a primeira pistola-metralhadora de serviço, antecedendo em algumas semanas a famosa MP18 alemã. A M18 manteve-se em serviço até à Segunda Guerra Mundial, sendo, além disso, utilizada na Guerra Civil de Espanha e na Abissínia.