Berlim Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Condados de Berlim Oriental
Berlim Ocupada

Berlim Leste ou Berlim Oriental correspondeu à metade oriental da cidade de Berlim, entre 1949 e 1990. Consistiu no sector soviético de Berlim, estabelecido em 1945, após a queda do Terceiro Reich. Os sectores norte-americano, britânico e francês tornaram-se em Berlim Ocidental, uma parte de facto da República Federal Alemã (RFA).

Berlim Oriental foi a capital da Alemanha Oriental (RDA). De 13 de Agosto de 1961 a 9 de Novembro de 1989, esteve separada fisicamente de Berlim Ocidental pelo Muro de Berlim.

Os cidadãos da RDA chamavam-lhe simplesmente "Berlin" ou, por vezes, "Berlin, Hauptstadt der DDR" (Berlim, capital da RDA).

História[editar | editar código-fonte]

As potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial (Estados Unidos, União Soviética, Reino Unido e França, a última por insistência de Winston Churchill), dividiram a Alemanha em quatro sectores, sendo que Berlim, por ser a capital, foi novamente dividada em quatro, ainda que estivesse situada no sector soviético. Com os crescentes desentendimentos entre as potências ocidentais e a URSS, esta retirou-se do Conselho dos Aliados, passando a decidir à revelia dos outros. O escalar das más relações levou ao bloqueio terrestre de Berlim Ocidental (West-Berlin) por parte dos soviéticos, com vista a obrigar as outras potências a renderem a capital, o que obrigou estas à famosa ponte aérea de Berlim (Luftbrücke) que abasteceu Berlim Ocidental por quase um ano.

Por fim, as potências ocidentais fundaram a República Federal da Alemanha (Bundesrepublik Deutschland - BRD), com capital em Bona, o que levou a URSS a encorajar a fundação da República Democrática Alemã (Deutsche Demokratische Republik - DDR), o que viria a acontecer - com a capital em Berlim Leste.

Berlim, como todo, tornar-se-ia assim o símbolo por excelência da Guerra Fria, tendo sido palco dos momentos mais marcantes desta: a construção e a destruição do muro de Berlim, a 13 de agosto de 1961 e 9 de novembro de 1989, respectivamente.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Berlim Leste estava dividida em 11 Bezirke:

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Berlim Leste