Bermuda TifWay 419

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGrama-bermuda TifWay 419
grama de futebol
grama de futebol
Classificação científica
Reino: Plantae
Superdivisão: Spermatophyta
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Subclasse: Commelinidae
Ordem: Poales
Família: Poaceae
Género: Cynodon
Espécies Híbridas
Cynodon dactylon x transvaalensis

A Bermuda TifWay 419 é uma grama para uso esportivo, sendo uma grama-bermuda híbrida (Cynodon dactylon x C. transvaalensis) que apresenta alta resistência ao pisoteio e rápida recuperação após ocorrência de dano. Com folhas de textura fina, tem um crescimento vertical médio e lateral intenso, formando um gramado denso. A TifWay 419 tem sido a mais popular grama esportiva dos últimos quarenta anos nos EUA e em várias partes do mundo.

Aplicação[editar | editar código-fonte]

Gramado da Ressacada.

Campos de Golfe (Tees, Fairways e Roughs), Futebol, Pólo e campos esportivos em geral.

Um uso frequente no Brasil são os estádios de futebol, como por exemplo o estádio da Ressacada do Avaí Futebol Clube de Florianópolis, Na Arena das Dunas[1] em Natal (Rio Grande do Norte), na Arena Pantanal, em Cuiabá, no Estádio Major Antônio Couto Pereira do Coritiba e na Arena Pernambuco, que sediaram jogos da Copa das Confederações de 2013 e da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Características[editar | editar código-fonte]

Grama de clima quente que melhor se adapta a partir da latitude 45° até a latitude 0° (Equador). Entra em dormência após algumas geadas e recupera-se rapidamente quando a temperatura aquece mesmo no inverno. Gramados saudáveis suportam facilmente temperaturas de até 40º.

Resistência a Secas[editar | editar código-fonte]

Facilmente resistente a secas, 25 mm a 40 mm de água por semana são suficientes para um bom desenvolvimento do gramado. Tifway 419 sobrevive a até 12 mm de irrigação semanal, dependendo do tipo do solo.

Tolerância a pisoteio[editar | editar código-fonte]

Tifway 419 tem a melhor recuperação de todas as gramas de clima quente. Regenera-se vigorosamente após a ocorrência do dano mecânico.

Resistência[editar | editar código-fonte]

A ervas Daninhas Tifway 419 tem um crescimento denso quando propriamente mantida, competirá eficientemente contra a presença de inços. Tolera aplicações de herbicidas seletivos.

Tolerância a Insetos[editar | editar código-fonte]

A Tifway demonstra boa tolerância a danos causados por insetos. Rápida recuperação após tratamento de controle.

Estabelecimento[editar | editar código-fonte]

É uma grama híbrida (sementes estéreis), de rápido estabelecimento por estolões, mudas ou placas (leivas).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre gramíneas (família Poaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.