Bermudo III de Leão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Bermudo III de Leão (ou Vermudo III) (ca. 1015 - Toledo, 1037) foi rei de Leão de 1027 até 1037.

Filho e herdeiro de Afonso V de Leão, por ser menor aquando da subida ao trono, exerceu a regência sua madrastra Urraca Garcês de Pamplona. O seu reinado foi palco de contínuas lutas com Sancho Garcês III de Pamplona, o qual, alegando direitos dinásticos, ocupou terras na região fronteiriça de Palência, compreendidas entre os rios Pisuerga e Cea, logo após o assassínio do conde castelhano Garcia Sanchez (em 1029).

Sancho III invadiu o reino, tomando as cidades-chave de Zamora, Astorga e a própria capital, Leão, tendo Bermudo III refugiado-se na Galiza.

Só depois da morte de Sancho (em 1035) pôde recuperar os seus territórios, em Abril desse ano expande o reino para Sul numa importante batalha com os mouros em Cesar; porém, o filho deste, Fernando I de Leão, julgando-se com direito às terras reconquistadas por Bermudo, bem como ao próprio trono (por ser casado com a irmã do rei, Sancha), prosseguiu a luta expansionista da casa de Navarra, e invadiu de novo o reino, em 1037.

Bermudo morreu nesse mesmo reino, ao enfrentar Fernando na batalha de Tamaron; como não tinha descendentes directos, a coroa recaiu em sua irmã Sancha que foi proclamada rainha de Leão de jure, embora para todos os efeitos partilhasse o trono com o marido, o vencedor de seu irmão.


Precedido por
Afonso V
Armas do reino de Leão
Rei de Leão

1027 - 1037
Sucedido por
Sancha I (de jure)
(com Fernando I)
Ícone de esboço Este artigo sobre História da Espanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.