Bernard (desenho animado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bernard
Bernard ou Bernardo (PT)
Bernard, o Urso Polar (BR)
Informação geral
Formato série de desenho animado
Duração 3 minutos
Criador(es) Hervé Trouillet
País de origem Espanha
Coreia do Sul Coreia do Sul
 França
Idioma original espanhol
coreano
francês
Temporadas 5
Episódios 156
Produção
Produtor(es) RG Animation Studios, BRB Internacional S.A., M6 Métropole Télévision
Tema de abertura Instrumental
Tema de encerramento Instrumental

Bernard (também chamado de Bernardo ou Bernard em Portugal, Berni na Espanha ou Backkom na Coreia do Sul) é uma série de curtas de animação centrada em um urso polar de mesmo nome. É uma série co-criada entre a Coreia do Sul, a Espanha e os Estados Unidos.

Produzido pela empresa coreana RG Animation Studios, com o investimento da coreana EBS Productions, o espanhol BRB Internacional S.A. e a francesa M6 Métropole Télévision o estilo de animação é de uma combinação entre animação gerada por computador e cel. As histórias são dirigidas por José Luis Ucha e Claudio Biern Lliviria. A música foi escrita por Oscar Rodriguez Maceda. Bernard também foi nomeado para vários prêmios.

Em Portugal, foi exibido pelo Canal Panda, Nickelodeon, Biggs como Bernard Sports e também Bernard e agora pelo Panda Kids. No Brasil, foi originalmente transmitido pelo canal pago Jetix, no programa Os Curtinhas do Dudinha Curtinha, e posteriormente foi ao ar no programa Teca na TV do Canal Futura em 2007 como enchimento em meio as esquetes e os episódios da nova fase.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Cada episódio tem em média três minutos foca a curiosidade do urso polar Bernard em muitos momentos desastrosos com humor pastelão. Bernard é um urso azarado que geralmente fica inconsciente ou gravemente ferido no final de cada episódio ou apanhando, devido a alguma calamidade causada por seu alto estresse em resolver as coisas. Cada episódio sempre se passa em um lugar diferente, quase sempre Bernard é o único personagem presente nas animações, com a exceção de alguns episódios onde aparecem um pinguim chamado Lloyd e um Lagarto chamado Zack para antagonizarem o protagonista. Algo característico é que Bernard nunca fala com a exceção de ruídos ininteligíveis.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Bernard: o personagem título. Um urso polar branco com barriga cinzenta. Ele tem uma personalidade ingênua, curiosa, covarde, e por vezes até malvada, mas é um bom sujeito. Muitas vezes quando tenta resolver algum problema em suas viagens faz as coisas sem pensar e acaba se metendo em sérios apuros que sempre voltam contra ele se dando mal no final dos episódios. Por conta de estar sempre sofrendo muitas vezes demonstra um temperamento explosivo e perde o controle, porém isso sempre acaba o prejudicando ainda mais. Seus melhores amigos (que muitas vezes aparecem como rivais) são Lloyd e Zack.
  • Lloyd: um pequeno pinguim de gravata vermelha. Na maioria das vezes é visto perturbando Bernard, sempre deixando-o estressado, porém Lloyd sempre se dá bem no final dos episódios, muitas vezes por nem merecer. Tem uma namorada chamada Eva.
  • Zack: um lagarto verde de óculos escuros. Na maioria dos episódios aparece como um arquirrival de Bernard. Os dois frequentemente brigam muitas vezes por razões egoístas ou por conta do abuso e bullying que Zack pratica contra Bernard. Na maioria dos episódios sempre se dá bem desmerecidamente, mas tem vezes que ele se dá mal junto de Bernard.
  • Eva: uma pinguim feminina namorada de Lloyd. Aparece apenas nos últimos episódios.
  • Goliath: um cachorro pequeno que bernard morre de medo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre animação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.