Bert Jansch

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Herbert Jansch (Glasgow, 3 de novembro de 1943* / 5 de outubro de 2011†), mais conhecido por Bert Jansch, é um músico escocês, ex-integrante da banda Pentangle. Morreu aos 67, vítima de um câncer no pulmão.

Bert Jansch, lendário compositor e guitarrista, é largamente reconhecido como um dos músicos mais influentes de todos os tempos. Desde meados dos anos 1960, foram mantidos fãs encantados pelo seu modo de tocar violão extraordinário em canções clássicas. Jimmy Page, Neil Young, Nick Drake, Johnny Marr, Bernard Butler e Beth Orton foram todos fãs, e agora ainda, outra nova geração de fãs e músicos, conduzidos por Devendra Banhart, estão descobrindo Jansch.

Bert começou a executar a sua síntese única de folk, blues e jazz na cena de clubes folk, na primeira metade dos anos 1960, tendo viajado pedindo carona a Londres da sua cidade natal de Edimburgo. O seu primeiro álbum, chamado Bert Jansch, (com um violão emprestado) foi vendido ao selo Transatlântica por 100 libras esterlinas. No seu lançamento em abril de 1965, Bert Jansch causou uma sensação com sua técnica de violão inovadora e canções poderosas e foi fenomenalmente influente, até hoje é, citado por legiões de violonistas (famosos ou não) como uma de suas principais inspirações.

“Bert Jansch” foi seguido por “It Don’t Bother Me”, e também pelo “Jack Orion”, onde Bert já explorava tratamentos inovadores da forma de balada folk tradicional – algo que ele tomou além disso com o Pentangle, o supergrupo acústico único que ele formou com John Renbourn, Jacqui McShee, Terry Cox e Danny Thompson. O Pentangle fez seis álbuns e obteve um grau sem precedentes de êxito alcançado por uma banda acústica, viajando o mundo inclusive vário aparecimento em Albert Hall, Carnegie Hall, East Fillmore e West, também.



Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.