Bespin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Bespin é um planeta fictício da série Star Wars. ´

Embora o nome Bespin seja geralmente usado para se referir à Cidade das Nuvens, na verdade o título se aplica ao planeta. Bespin é um grande gigante gasoso com cerca de 118.000 quilômetros de diâmetro, localizado no braço mais externo do sistema de mesmo nome. O planeta tem várias camadas de atmosfera gasosa, sendo que apenas uma fina faixa dela é habitável por criaturas orgânicas. As espécies nativas de Bespin evoluíram de forma única para fazer uso da atmosfera rarefeita, voando e flutuando através dela como se estivessem em um grande oceano. Bestas como os velkers, criaturas de dentes afiados, se alimentam de imensas sacas vivas de gás chamadas beldons. Acredita-se que as beldons podem metabolizar seu gás para formar o gás Tibanna, um vapor especial e valioso, responsável pela construção de colônias flutuantes de extração, como a Cidade das Nuvens.

Caracteristicas[editar | editar código-fonte]

Cidades flutuantes sustentadas por repulsores são notoriamente difíceis para construir e manter, mas a sedução da extração de Tibanna tornou tais projetos mais atrativos para as companhias de mineração. O primeiro destes povoados, conhecido como Tibannopolis, permanece em desuso e ruínas a vários quilômetros da Cidade das Nuvens. Ela é um refúgio para contrabandistas e prospectores independentes. A Cidade das Nuvens, por outro lado, é uma cidade de mineração lucrativa, com cassinos e hotéis caros em suas camadas superiores e atulhados bairros industriais em suas regiões inferiores. A maior parte da força de trabalho é formada pelos Ugnaughts, de Gentes, um planeta próximo.

A cidade das nuvens[editar | editar código-fonte]

A Cidade das Nuvens é uma cidade ficticia da serie star wars.

Era um posto avançado e uma colônia de mineração gasosa do planeta Bespin, foi nomeada de Cidade das Nuvens devido ao fato de estar sempre cercada por nuvens gigantes. A cidade flutuava a 60.000 km do núcleo do planeta, que era um planeta do tipo gigante gasoso.

Suspensa acima das nuvens de Bespin, segurada no alto por enormes repulsor-elevadores construidos no interior de sua armação, está uma flutuantemetrópole de sofisticada beleza e liberdade política. "Cidade das Nuvens" existe não somente como uma colônia de mineração, extraindo gás Tibanna das profundezas do planeta, mas também como um santuário para aqueles que tentam escapar do tumulto da galáxia.

Apesar de lucrativa, a Cidade das Nuvens é pequena o suficiente para não ser notada por grandes autoridades como a "Mining Guild" (Grêmio Mineiro). Ela prosperou sob a liderança do barão-administrador Lando Calrissian.

A cidade tem a forma de um disco, com a parte superior coberta em plataformas circulares e torres de pináculos. Abaixo do ventre da cidade está um imenso pináculo que termina em um unipod arredondado. Os corredores internos da cidade são imaculados em branco e cromado, providenciando uma sensação aérea mesmo quando em lugares fechados.

Estes primitivos centros comerciais escondem o coração industrial da Cidade das Nuvens. As instalações de processamento de gás, salas de fundição e câmaras de carbono-congelamento são modernas e eficientes. Também é o lugar onde morreu Yaddle.

Aparição nos filmes[editar | editar código-fonte]

Pouco depois da Batalha de Hoth, a tripulação fugitiva da Millennium Falcon buscou abrigo na Cidade das Nuvens. Infelizmente, o abominável caçador de recompensas Boba Fett reastreou a Falcon até Bespin. Fett contactou seus clientes Imperiais, e foram capazes de chegar a cidade antes de Han Solo,a Princesa Leia e os outros. O que deveria ser uma parada acabou se tornando uma armadilha. Os Rebeldes foram capturados, e Han Solo foi congelado em carbonite para ser entregue para o gângster Jabba the Hutt.

Estes atos terríveis foram um prelúdio para o confronto entre Jedi e Sith. Darth Vader usou o sofrimento dos Rebeldes para atrair o jovem Luke Skywalker para a cidade. Dentro dela, Skywalker e Vader duelaram com seus sabre de luz. Apesar de Vader lutar melhor, ele não foi capaz de seduzir Skywalker para o Lado Negro da Força. Luke teve a mão mutiliada neste encontro, e teve seu espírito quebrado pela revelação de que Vader era seu pai afinal.

Luke caiu em uma brecha do sistema de eliminação de lixo, sendo varrido pelos ventos em uma calha aberta. O túnel despejou Luke a céu aberto, mas ele se agarrou em um cata-vento na parte inferior da cidade. Lá, Lando e os outros foram capazes de resgatar o jovem Jedi pela Millennium Falcon.

Foi neste período que o Império tomou o controle da Cidade das Nuvens. Calrissian teve apenas tempo de avisar a população sobre a ocupação Imperial. Muitos deixaram a cidade antes que fosse tarde demais.

A vida voltou ao normal na Cidade das Nuvens. Depois da morte do Imperador Palpatine (Darth Sidious) na Batalha de Endor, a população da Cidade das Nuvens celebrou o retorno da liberdade na galáxia.

A cidade das nuvens é governada por um Barão Administrador, Lando Calrissian, que ganhou a colônia do Barão antigo, Raynor, em uma partida de sabacc - com alguma ajuda do ciborgue Lobot. O ajudante desejava libertar a cidade do domínio draconiano do Barão Raynor, e encontrou em Calrissian um amigo e aliado.

Mais tarde, a Cidade das Nuvens tornou-se o ponto central na tentativa de Darth Vader de aprisionar Luke Skywalker. Calrissian foi forçado a trair seus amigos, Han Solo e Chewbacca, mas depois usou Lobot e a guarda da cidade para libertar os Rebeldes. Nos eventos posteriores, o Império domina a Cidade das Nuvens e impõe um cerco a ela.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.