Bessa (João Pessoa)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa-JP-Bessa.png
Zona Zona Leste
Zona Leste
População (IBGE, 2010)
 - Bairro do Brasil 13,096
 - Urbana 13,096
 - Rural 0
 - Homens 6,100
 - Mulheres 6,996
Fonte: INMET/28 de dezembro de 2006

Bessa é um bairro nobre da Zona Leste do município de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Se localiza na parte meridional da grande enseada urbana setentrional, dividindo a mesma com Intermares e Ponta de Campina (posteriormente a norte existe o Poço e Camboinha).[1]

Tempos atrás, o local era uma antiga aldeia de pescadores a leste do Rio Jaguaribe. Seu nome vem do seu primeiro proprietário, o português Manoel Bessa, que a desbravou e ali residiu em fins do século XVII, depois de obter uma sesmaria pelos bons serviços prestados à Coroa Imperial. Ali ele instalou seus currais de pesca e o primeiro posto de pesca.

O Bairro propriamente dito era considerado grande, mas, oficialmente, sua área total foi desmembrada em mais dois bairros, dando origem aos Aeroclube e Jardim Oceania, limitando-se ao sul com ambos, ao norte com o bairro de Intermares, a leste com Oceano Atlântico.

O bairro com o desmembramento oficial ficou com a parte menos estruturada da área total que era o Bessa, mas muitos ainda não conhecem os novos bairros que surgiram e popularmente não houve a divisão, ficando toda área como Bessa ainda. É também um dos bairros mais verticalizados de João Pessoa, e intensa verticalização.

É considerado o bairro mais emergente da zona leste setentrional. O bairro de facto é similar ao macro-bairro dos Bancários que engloba outros sub-bairros (como eram menores décadas atrás precisavam ser um só bairro para ter algum peso, mas posteriormente cada região do Bessa ganhou sua própria dinâmica, assim para um morador do oeste do Bessa a visão do bairro será outra do que vive no leste, norte e cia). Originalmente ia do norte da enseada central pessoense ao sul da terceira enseada setentrional passando pelo pontal do Bessa, porém hoje só o norte do antigo bairro recebe oficialmente tal nomenclatura, já que os demais subiram de status ao receber grandes investimentos e se tornaram bairros (o que de facto pouco quer dizer, já que a exemplo do que ocorre na zona sul ainda se tem uma visão de macro-Bessa, pois esta é a identidade mais forte da zona norte setentrional por ser a mais antiga).

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Paraíba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.