Bexiga hiperativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Bexiga hiperativa é uma das disfunções da Incontinência Urinária

Normalmente quem tem bexiga hiperativa sofre contração inadequada do músculo detrusor durante a fase de armazenamento do ciclo miccional.

Tais contrações dão origem a uma micção frequente e anormal, ou uma grande vontade de urinar.

Ocorre que se a perda de urina ou incontinência e a vontade de urinar não puder ser suprimida, pode levar ao sintoma de uma bexiga hiperativa.

Com uma ocorrência maior em mulheres em relação homem. Os indivíduos com bexiga hiperativa tendem a manifestar com uma frequência anormal de micções durante a noite ou nocturia.

A fim de evitar o gotejamento de grandes volumes de urina, os indivíduos com bexiga hiperativa tendem a urinar frequentemente, para manterem um volume relativamente baixo de urina na bexiga. No entanto, apesar deste mecanismo adaptativo, a incontinência continua a ser um problema incômodo e limitante para estas pessoas.

Recomenda-se pois sempre a consulta de um médico urologista.

Causas e Sintomas[editar | editar código-fonte]

A causa da bexiga hiperativa ainda necessita de maiores investigações, pois em muitos pacientes não é possível identificar o fator desencadeante. Resumidamente, o que ocorre é uma perda do controle sobre a bexiga pelo córtex cerebral. Isso ocorre devido a alterações macro ou micro estruturais na inervação da bexiga.

Na prática, o indivíduo com bexiga hiperativa não consegue comandar a bexiga para que ela permaneça em estado de repouso. Com isso, o músculo da bexiga contrai, independentemente, gerando um grande desconforto e desejo iminente de urinar (urgência), algumas vezes com perda de urina (incontinência por urgência).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.