Bibliotecário de referência

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bibliotecário de referência é o bibliotecário especializado em dar assistência aos usuários no uso das fontes de pesquisa de uma biblioteca.

Muitas bibliotecas buscam realizar seus serviços de informação não apenas por meio de livros, mas também através de outros suportes como por exemplo: periódicos, teses, microfilmes, fotografias, mapas, gravuras etc.

Para realizar esses serviços é necessário que a biblioteca conte com a ajuda de profissionais capacitados que saibam localizar dados e interpretar os pedidos de informação feitos pelos usuários. Então, cabe ao bibliotecário de referência a incumbência dessa tarefa.

Esse profissional tem um papel muito importante, pois ele é um intermediário entre a informação e o usuário. Ou seja, ao auxiliar uma pesquisa, ele contribui para o aumento do patrimônio cultural desse usuário, tendo em vista que o bibliotecário de referência prestou uma informação relevante que supriu a necessidade informacional desse usuário.

O bibliotecário de referência precisa dominar o processo de busca e o uso das fontes de informação (físicas e digitais), além de interferir sobre as necessidades informacionais e o usuário. Para isso, são fundamentais as competências informacionais como "capacidade de comunicação, capacidade de analisar necessidades de informação, capacidade de orientar usuários e capacidade de treinar usuários" (SOUZA, 2011, p.3[1] ).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • GROGAN, Denis. A prática do serviço de referência. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 1995. 196p.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Biblioteconomia e Ciência da Informação é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. SOUZA, Maria Naires Alves de; FARIAS, Karla Meneses. Bibliotecário de Referência e a Competência Informacional. In: XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, Alagoas, 2011.