Biblioteca Central de Seattle

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Exterior da Biblioteca Central de Seattle, vista da Quinta Ave.
2009-0604-19-SeattleCentralLibrary.jpg

A Biblioteca Central de Seattle (em inglês: Seattle Central Library) é a biblioteca principal do sistema da Biblioteca Pública de Seattle. É o terceiro edifício da Biblioteca Central de Seattle a localizar-se no mesmo local, no número 1000 da Quarta Avenida. O quarteirão faz divisa com a Quarta e a Quinta Avenidas e as ruas Madison e Spring.

O edifício, com onze andares (56 metros ou 185 pés de altura), de vidro e aço, situado no centro da cidade de Seattle, Washington, foi aberto ao público em 23 de maio de 2004. Rem Koolhaas foi o principal arquiteto.

A biblioteca pública de 34,000 m² pode comportar cerca de 1,45 milhão de livros e outros materiais. É dotada de estacionamento público no subsolo para 143 veículos. Mais de 400 computadores estão disponíveis para o público. Mais de dois milhões de pessoas visitaram a biblioteca no seu primeiro ano de funcionamento.

A biblioteca tem uma aparência única e notável, consistindo de diversas "plataformas flutuantes", aparentemente envoltas em uma grande rede de aço cobertas de vidro. Visitas programadas ao edifício, de interesse arquitetônico, tiveram início em 5 de junho de 2006.

Em 2007, o edifício foi classificado em 108º lugar na lista das 150 estruturas favoritas nos Estados Unidos da América pelo American Institute of Architects. [1] Foi um dos dois edifícios de Seattle incluídos na lista das 150 estruturas (o outro foi o Safeco Field).

Referências

  1. AIA archiblog. [1]
Ícone de esboço Este artigo sobre uma biblioteca é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Biblioteca Central de Seattle