Biblioteca Nacional da Alemanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Biblioteca Nacional da Alemanha em Leipzig
Biblioteca Nacional da Alemanha em Frankfurt am Main

A Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão: Deutsche Nationalbibliothek (DNB), antigamente Die Deutsche Bibliothek (DDB)) é a depositária do patrimônio bibliográfico e documental da Alemanha.

Entre suas várias responsabilidades e exigências legislativas (Pflichtexemplarrecht) incluem-se a de colecionar e categorizar a literatura publicada desde 1913 na Alemanha, a literatura em língua alemã publicada desde 1913 no exterior, as traduções da literatura da Alemanha e a literatura em línguas estrangeiras sobre a Alemanha[1] .

Devido ao histórico, a Biblioteca Nacional da Alemanha tem 2 localizações:

  • Leipzig (antigamente: Deutsche Bücherei Leipzig, em português - literalmente: Biblioteca alemã de Leipzig)
  • Frankfurt am Main: (antigamente: Deutsche Bibliothek Frankfurt, em português - literalmente: Biblioteca alemã de Frankfurt)

Em 2010 o Deutsches Musikarchiv (em português - literalmente: Arquivo alemão da Música) foi transferido de Berlim para Leipzig.

Desde 1999 a diretora geral da Biblioteca Nacional da Alemanha é Elisabeth Niggemann.

História[editar | editar código-fonte]

A Biblioteca Nacional da Alemanha foi fundada em 1990 depois da reunificação da Alemanha, unindo a Deutsche Bücherei Leipzig (fundada em 1912, mais tarde a biblioteca nacional da Alemanha Oriental) e a Deutsche Bibliothek Frankfurt (fundada em 1947, mais tarde a biblioteca nacional da Alemanha Ocidental). O nome Deutsche Nationalbibliothek é usado a partir de 2006.

Coleção[editar | editar código-fonte]

A coleção da Biblioteca Nacional da Alemanha apresenta 23.5 milhões de obras (13.9 milhões em Leipzig, 8.2 milhões em Frankfurt am Main e 1.4 milhões em Berlim)[2] .

Referências

  1. Deutsche Nationalbibliothek. In: Wikipedia, Die freie Enzyklopädie, versão de 13/06/07: 33114083, acessado em 3 de agosto de 2007
  2. Deutsche Nationalbibliothek: Über die Deutsche Nationalbibliothek, acessado em 3 de agosto de 2007

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a Alemanha é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.