Biblioteca Nacional do Peru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Novo local da Biblioteca Nacional do Peru na Avenida Javier Prado.
José de San Martín, fundador da Biblioteca Nacional em 1821.

A Biblioteca Nacional do Peru (em espanhol: Biblioteca Nacional del Perú) tem sua origem em 1568, com a fundação do Colégio Máximo de São Paulo pelos jesuítas. Após a Independência do Peru foi expedido o decreto de criação da Biblioteca Nacional, por José de San Martín, em 28 de agosto. A Instituição nomeou seu primeiro bibliotecário em fevereiro de 1822, sendo este Mariano José Teodoro de Arce Bedrigal. O regulamento da Biblioteca Nacional do Peru é promulgado em 31 de agosto do mesmo ano e logo após, no dia 17 de setembro é inaugurada.

O processo de modernização da Biblioteca Nacional do Peru foi iniciado em 1992, com a restauração e a remodelação de seu local, visto que em 1943 ela sofreu um incêndio que a destruiu em quase sua totalidade, com arenovação de seus equipamentos e sua coleções, com a ampliação e o melhoramento dos serviços bibliotecários. A Biblioteca permite o acesso a base de dados aos usuários, através do sistema de informação em rede, implementado em 1993.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre o Peru é um esboço relacionado ao Projeto América do Sul. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.