Biblioteca Sackler

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Biblioteca Sackler

A Biblioteca Sackler (inglês Sackler Library) é uma instituição que detém uma a maior parte das obras clássicas, de História da arte e arqueológicas pertencentes à Universidade de Oxford.

História[editar | editar código-fonte]

A biblioteca foi completada em 2001 e abriu suas portas no dia 24 de setembro do mesmo ano, substituindo a antiga biblioteca do Ashmolean Museum. Ela está localizada na 1, St John Street, atrás do Ashmolean. Ela foi fundada graças à uma generosa doação do multi-milionário Dr. Mortimer Sackler.

Projetada pelos arquitetos Robert Adam e Paul Harvey da Robert Adam Architect, é um edíficio singular, com um bloco central circular. Em linha com o seu propósito "clássico", uma das paredes externas é decorada com um friso clássico de mentira. Além disso, seus criadores afirmam que a entrada foi baseada no templo dórico de Apolo Epicuro em Bassae, escavado inicialmente por Charles Robert Cockerell, que desenhou o Ashmolean Museum[1] .

Coleções[editar | editar código-fonte]

O Papiro de Hércules, parte da coleção da Biblioteca de Sackler.

Suas galerias incorporam as coleções de quatro bibliotecas anteriores, a saber: Ashmolean Library, a Classics Lending Library, a Eastern Art Library e a The History of Art Library. Os assuntos mais importantes são:

Referências

  1. Robert Adam, em inglês

Ligações externas[editar | editar código-fonte]