Biblioteca do Património da Biodiversidade da Europa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto.
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros.
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Logo do projeto BHL-Europe

A Biblioteca do Património da Biodiversidade da Europa (Biodiversity Heritage Library for Europe, BHL-Europe) era um projeto a 3 anos (2009-2012) da União Europeia destinado à coordenação da digitalização da literatura sobre a biodiversidade. Envolveu 28 grandes museus de história natural, jardins botânicos e outras instituições europeas. BHL-Europe foi fundada em Berlim em Maio de 2009 e considera-se como um projeto parceiro europeu do Biodiversity Heritage Library (BHL) do projeto, que foi fundada em 2005 e inicialmente formado por 10 (desde 2009, 12) nos Estados Unidos e bibliotecas britânicas.

A BHL-Europe era uma rede de melhores práticas, financiada pela Comissão Europeia. Componentes importantes foram a coordenação da digitalização e a criação de infra-estrutura adequada, bem como a consolidação de vários projetos de digitalização europeos no âmbito de um portal centralizado e multilingüe. O objetivo era tornar disponível a literatura digitalizada em Acesso livre e licenças Creative Commons, e melhorar a sua pesquisabilidade (usando OCR).

A BHL-Europe era também responsável pela criação de estruturas para armazenamento a longo prazo de informação digital (durabilidade de dados digitais).

Composição da BHL-Europe[editar | editar código-fonte]

Os seguintes 28 instituições foram os membros fundadores do consórcio da BHL-Europa em Maio de 2009 em Berlim:[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]