Biblioteca virtual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Merge-arrows 2.svg
Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Biblioteca digital. Pode-se discutir o procedimento aqui.
Editor, considere adicionar mês e ano na marcação. Isso pode ser feito automaticamente, com {{Fusão|1=Biblioteca digital|{{subst:DATA}}}}.

Biblioteca virtual é o conceito de virtualização das bibliotecas tradicionais. Basicamente, se refere à idéia de uma biblioteca intangível, ou seja, um serviço de informação sem infra-estrutura física que oferece materiais exclusivamente em formato digital.

Definição[editar | editar código-fonte]

Há autores que definem a biblioteca virtual como algo que está voltado para o que, potencialmente, pode ocorrer ou ser realizado, mas que não existe como a coisa concreta. Esta tecnologia é obtida através da instalação de um software em um computador, em que se tem um ambiente virtual de total interação.

Seguindo a mesma linha de raciocínio, o conceito de biblioteca virtual depende de recursos disponíveis em sistemas computadorizados que são acessados por meio de redes. Isso favorece a qualificação da própria biblioteca, pois será mais eficiente ao oferecer seus serviços e produtos aos usuários.

A biblioteca virtual tem a vantagem de direcionar os usuários às fontes de dados disponíveis no meio virtual e funciona como uma rede mundial, na qual são depositados diversos documentos, livros, monografias, imagens e vídeos, entre outros.

A biblioteca virtual precisa de um suporte tecnológico para existir. Este pode ser a internet, pois permite que o usuário tenha acesso a outros sistemas de informações, a troca de mensagens e recuperação de arquivos.

Bibliotecas virtuais X bibliotecas digitais[editar | editar código-fonte]

É importante ressaltar que uma biblioteca virtual é similar às bibliotecas digitais, porém há sutis diferenças, principalmente com referência à origem dos conceitos.

No final dos anos 1990, quando o conceito da biblioteca virtual estava em alta, muitos artigos sobre o tema afirmavam que, no futuro, as bibliotecas seriam totalmente automatizadas e integradas entre si.

Com o decorrer do tempo, as instituições começaram a utilizar a internet como expansão dos seus serviços. Além dos livros, publicações impressas e outros materiais armazenados em suportes físicos, as bibliotecas passaram a disponibilizar aos seus usuários arquivos eletrônicos com os mais diferentes conteúdos. Esse conceito ficou mais conhecido como biblioteca digital.

Portanto, as bibliotecas virtuais e digitais possuem a característica de existirem num ambiente eletrônico, acessível através da internet e de redes de computadores. No entanto, a diferença está na sua concepção: enquanto a biblioteca digital é uma extensão da biblioteca tradicional, a biblioteca virtual é desvinculada e autônoma.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]