Bicarbonato de sódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde junho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bicarbonato de sódio
Alerta sobre risco à saúde
Sodium bicarbonate.jpg
SodiumBicarbonate.png
Nome IUPAC Hidrogenocarbonato de sódio
Identificadores
Número CAS 144-55-8
Número RTECS VZ0950000
Propriedades
Fórmula molecular NaHCO3
Massa molar 84.007 g/mol
Aparência Sólido branco cristalino
Densidade 2.159 g/cm3 (s).
Ponto de fusão

543K (270°C)

Solubilidade em água 7.8g/100ml água (18°C)
Índice de refracção (nD) 1.500
Estrutura
Estrutura cristalina Monoclínico
Termoquímica
Entalpia padrão
de formação
ΔfHo298
-951 kJ/mol (s)
Entropia molar
padrão
So298
102 J/mol·K (s)
Riscos associados
MSDS External MSDS
Principais riscos
associados
Pode causar irritação
NFPA 704
NFPA 704.svg
0
1
0
 
Ponto de fulgor Não inflamável.
Compostos relacionados
Compostos relacionados Carbonato de sódio
Ácido carbônico
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

O bicarbonato de sódio ou hidrogenocarbonato de sódio, é composto de fórmula NaHCO3, é um sólido cristalino de cor branca, solúvel em água, com um sabor ligeiramente alcalino.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico. Em algumas formulações farmacêuticas, é misturado aos ácidos cítrico e tartárico, ambos sólidos.

Devido à capacidade do bicarbonato de sódio libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado nas receitas de culinária como agente levedante ("fermentos químicos"), para ser utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno, em especial quando misturado ao ácido tartárico, e na produção de bebidas gasosas (refrigerantes).

Outras utilizações do bicarbonato de sódio são como reagente de laboratório, na eletrodeposição de ouro e platina, em curtumes, no tratamento da e da seda, na nutrição de animais, na cerâmica, para a preservação da manteiga e da madeira e é um dos componentes dos talcos e desodorantes. A forma anidra do composto usa-se para absorver umidade e odores.

É utilizado na fabricação de extintores de incêndio com produção de espuma. No interior destes extintores encontram-se NaHCO3 sólido mantido em compartimento separado de uma solução de ácido sulfúrico (H2SO4). Quando estes extintores são virados, o que causa seu acionamento, o NaHCO3 e o H2SO4 se misturam e reagem, com liberação de CO2, propiciando pressão dentro do vaso, que causa sua ejeção e produzindo a espuma. Esses extintores são inadequados para uso em chamas em equipamentos e instalações elétricas, pois seu meio aquoso e salino conduz corrente elétrica, causando curtos-circuitos.

As reações envolvidas são:

2 NaHCO3 + H2SO4 → Na2SO4 + 2 H2CO3
H2CO3 → H2O + CO2(g)

É um dos componentes da droga chamada crack, onde entra como um aditivo à pasta de cocaína. É utilizado no tratamento radiológico de contaminados por Urânio.

Também é utilizado nas fraudes na produção de leite, pois a substância tem a capacidade de alcalizar o leite observado quando inicia o processo de deterioração. [1]

Reações químicas[editar | editar código-fonte]

Quando o bicarbonato de sódio é misturado com um ácido, liberta dióxido de carbono e água. Exemplos:

NaHCO3 + HCl NaCl H2O + CO2(g)
NaHCO3 + CH3COOH CH3COONa + H2O + CO2(g)

Bicarbonato de sódio reage com bases tais como o hidróxido de sódio para formar carbonatos:

NaHCO3 + NaOH → Na2CO3 + H2O

Mistura com água[editar | editar código-fonte]

Misturar bicarbonato de sódio com a água tem sido uma prática seguida por alguns atletas, na crença de que lhes melhorará a capacidade desportiva. Ao contrário, a alcalose causada pode diminuir o desempenho físico do indivíduo e deixá-lo incapaz para a prática desportiva.[2]

Esta prática é também extremamente perigosa devido ao risco de sobredosagem de bicarbonato de sódio e a correspondente alcalose. Os sintomas habitualmente associados a esta condição incluem prisão de ventre, convulsões, diarreia, sensação de barriga cheia, aumento de frequência urinária, irritabilidade, espasmos musculares e vômitos. Se houver suspeição de estarmos perante um caso de sobredosagem de bicarbonato de sódio, deve pedir-se ajuda médica com urgência. Não se deve obrigar o paciente a vomitar sem antes pedir aconselhamento apropriado a um profissional de saúde.

Água alcalina e saúde ( atraves da adição de uma colher de Bicarbonato de sódio por 1,5L)

Inúmeros estudo revelam que beber água alcalina é essencial para um bom equilíbrio da acidez do sangue.

É recomendado o consumo de água com um pH superior a 7,0, pois desta forma irá neutralizar os efeitos do consumo de alimentos ácidos, contribuindo assim para a redução dos sintomas de distúrbios digestivos. A verdadeira importância no consumo de água alcalina está na sua composição e nos efeitos inerentes a ela, sendo importante e crucial o consumo desta água quando está seguindo uma dieta intensiva, pois os ácidos que a dieta proporciona serão reduzidos através do efeito da água alcalina.Este processo que vai desde a ingestão da água até ao funcionamento do estômago e do pâncreas faz com que o sangue se torne mais alcalino, e isso proporciona uma condição de vida mais agradável e saudável.É importante verificar se a água que você compra no supermercado tem um pH elevado ou se bebe água da torneira, verifique os níveis de controle de água com seu fornecedor de água doméstica. Uma água com um pH baixo (abaixo de 7) ‘e considerada ácida. No entanto, é possível encontrar no mercado águas que rondam o pH de 5,7 ou até mais de 6.

A água alcalina é também uma fonte de cálcio, magnésio e potássio, todos eles minerais alcalinos, que o corpo tanto precisa. A água alcalina tem propriedades digestivas, pois o seu consumo regular contribui para uma melhor digestão, precavendo-o de situações como gastoenterites, gastrites, úlceras, indigestão, hiperacidez gástrica, entre outros. E mais do que isso, o consumo de água alcalina pode prevenir o aparecimento de doenças graves como o câncer. Há pessoas que não reagem bem aos tratamentos das doenças, pois o pH do seu sangue está muito em baixo, por outras palavras, está com acidez corporal.Evite beber refrigerantes e álcool, pois têm um baixo valor de pH, que ronda os 2 valores.Outra boa notícia sobre os milagres da água alcalina é que esta remove a placa bacteriana dos dentes. Use esta água alternadamente com a pasta de dentes. Bocheche durante alguns minutos e vai sentir a diferença quando acabar a escovação.Se quiser tornar a água que tem em casa basta adquirir um filtro de água ioniza dor, que separa água acida de água alcalina pelo método de ionização. .

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bicarbonato de sódio
Química A Wikipédia possui o:
Portal de Química

Referências

  1. Julio Cezar Foschini Lisbôa e Monique Bossolani, EXPERIÊNCIAS LÁCTEAS (1997), Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc06/exper1.pdf
  2. Medical Encyclopedia Index - English Umm.edu. Visitado em 2009-07-30.