Bichon bolonhês

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bichon bolonhês
Nome original Bolognese
País de origem  Itália
Características
Classificação e padrões
Federação Cinológica Internacional
Grupo 9
Seção 1 - Cães de Companhia - bichons e raças semelhantes
Estalão #196 27 de novembro de 1989

Bichon bolonhês [Nota] (em italiano: Bolognese) é uma pequena raça de cães do tipo bichon, originária da Itália, cujo nome refere-se à cidade de Bolonha. Apreciado como cão de companhia de luxo desde o século XI devido a sua beleza e graça, tem sua origem desconhecida, ainda que se especule ser este canino um descendente do maltês. Considerado um presente de luxo dado entre realezas, foi bastante retratado em pinturas. Seu físico, que não muito se diferencia do padrão antigo (chegando aos 4 kg e medindo 30 cm), tem na pelagem a grande diferença: antes aceitava-se a mescla entre o preto e o branco, sendo o preto modernamente proibido.[1]

Referências

  1. Bichon bolonhês. Saúde Animal. Página visitada em 12 de junho de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bichon bolonhês
Wikipedia lexikon2.jpg   Nota linguística: Na busca pela padronização de uma nomenclatura^ e para adequar a grafia da Wikipédia às normas do português, os nomes das raças - alguns mantidos no original (Fogle (2009)) - estão grafados em iniciais minúsculas, como também visto em dicionário de Cinologia. Todavia, as entidades cinófilas - CBKC do Brasil, CPC de Portugal e FCI - possuem o padrão adotado em maiúsculas, assim como a Enciclopédia Conhecer (vol. II, p. 414).
Ícone de esboço Este artigo sobre cães, integrado ao Projeto Cães é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.