Big L

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Big L
Big L and Rakim.png
Big L, Rakim (1994)
Informação geral
Nome completo Lamont Coleman
Também conhecido(a) como Big L
Nascimento 30 de maio de 1974
Local de nascimento Harlem, Nova Iorque
País  Estados Unidos
Gênero(s) Rap
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1993 - 1999
Gravadora(s) Columbia
Afiliação(ões) D.I.T.C.
Página oficial http://www.biglonline.com/

Lamont Coleman (Nova Iorque, 30 de Maio de 197415 de fevereiro de 1999), também conhecido como Big L, foi um rapper estadunidense.

História

Nascido no bairro afro-americano de Harlem, Big L desde cedo se interessou pela música, especialmente a do estilo Rap e o Hip-Hop e tinha como principais ídolos dentro desse estilo Run-D.M.C., The Cold Crush Brothers e Big Daddy Kane.

Ele despontou o seu talento perto da sua casa, na 104th West 139th Street, onde passava horas a treinar os ritmos do rap e com os seus amigos. Foi aí, enquanto estudava na Julia Richmond High School, que decidiu mudar o seu nome para Big L.

Lifestylez ov da poor & dangerous

O seu maior sucesso viria em 1994, quando este gravou o álbum Lifestylez ov da Poor & Dangerous. Apesar de não ter sido muito bem aceito no início devido ao seu caráter lírico, mais tarde viria a tornar-se um dos maiores clássicos da história do hip-hop.

Morte

Durante a tarde do dia 15 de Fevereiro de 1999, Big L foi baleado múltiplas vezes na cabeça e no peito, perto da sua casa em Harlem.

Já em 2002 o seu irmão, Leroy Phinazee, pouco tempo após ser libertado da prisão, foi baleado na mesma rua que o irmão, quando tentava descobrir quem havia assassinado Big L. Por causa disto, muita gente acredita que quem matou Big L, matou também Leroy Phinazee[carece de fontes?].

Ícone de esboço Este artigo sobre um músico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.