Big Mac

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Big Mac feito em um restaurante McDonald's na Croácia.

O Big Mac é um hambúrguer da rede de restaurantes de fast-food do McDonald's. Um dos mais vendidos da empresa, é comercializado desde 1968.O sanduíche Big Mac, o mais conhecido do cardápio do McDonald’s, tem 504 quilocalorias, de acordo com a tabela nutricional divulgada pela rede de lanchonetes em seu site oficial.[1] Apenas um sanduíche é responsável por 25% das calorias diárias que uma pessoa precisa, segundo a média recomendada por nutricionistas.[1] Em todo o último sabado do mês de agosto, a renda obtida através da venda do sanduíche é revertida a instituições que tratam crianças com câncer. É o chamado Mc Dia Feliz.[2] É de tal maneira famoso, que deu nome a um índice calculado pela revista The Economist.

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

Esses ingredientes são anunciados com uma propaganda clássica do McDonalds. São eles: dois hambúrguers, alface, queijo cheddar, molho especial, cebola, picles e um pão com gergelim.[3]

Processamento do hambúrguer[editar | editar código-fonte]

Bic Mac feito no McDonalds.

O processamento da carne usada no recheio dos hambúrgueres utilizava hidróxido de amônio na conversão de sobras de carnes gordurosas na América do Norte. Vale ressaltar que a substância, que pode trazer riscos à saúde, já não é mais utilizada nos restaurantes do McDonald's em todo o mundo desde 2012, e nunca foi utilizada na América Latina, de acordo com a Arcos Dourados (empresa que opera a marca na região)[4] . A susbtância é um fermento utilizado para controlar a acidez da carne e deixá-la livre de bactérias.

Variação de calorias em cada país[editar | editar código-fonte]

Tabela com as calorias oficias do Big Mac de alguns países:

País Calorias
 Argentina 495 kcal
 Austrália 480 kcal
 Brasil 494 kcal
 Canadá 540 kcal
 Finlândia 495 kcal
 França 492 kcal
 Alemanha 495 kcal
 Japão 555 kcal
 México 600 kcal
 Estados Unidos 540 kcal

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b [http://www.mcdonalds.com.br// swf3/languages/base/pdf/tabelaNu/01_sanduiches.pdf Tabela nutricional dos sanduíches do McDonald's], tabela nutricional oficial do Brasil.
  2. McDia Feliz, página oficial da campanha.
  3. Ingredientes do Big Mac, cardápio oficial.
  4. http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2012/01/mcdonalds-muda-hamburguer-nos-eua-diz-jornal.html