The Big O

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Big O)
 Nota: Se procura pelo álbum de Roy Orbison de mesmo nome, veja The Bio O (álbum).
The Big O
THE ビッグオー
Za Biggu Ō
Informações gerais
Gêneros Ficção científica noir, mecha
Anime
Direção Kazuyoshi Katayama
Estúdio de animação Sunrise
Emissoras de televisão Japão Animax, WOWOW
Período de exibição 13 de outubro de 199919 de janeiro de 2000
Episódios 13
Anime
The Big O II
Direção Kazuyoshi Katayama
Estúdio de animação Sunrise
Emissoras de televisão Japão Animax, SUN-TV, Tokyo MXTV, Cartoon Network
Período de exibição 2 de janeiro de 200323 de março de 2003
Episódios 13
Mangá
Escrito e ilustrado por Hitoshi Ariga
Editoração Japão Kodansha
Revistas Magazine Z
Demografia Seinen
Período de publicação Julho de 1999Outubro de 2001
Volumes 6
Mangá
The Big O: Lost Memory
Escrito e ilustrado por Hitoshi Ariga
Editoração Japão Kodansha
Revistas Magazine Z
Período de publicação Novembro de 2002Setembro de 2003
Volumes 2
Portal Animangá

The Big O (THE ビッグオー Tha Biggu Ō?) é uma série de anime criada pelo diretor Kazuyoshi Katayama e o designer Keiichi Sato para a Sunrise. [1]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Paradigm City, também conhecida como Amnesia, é uma cidade sem memória. Um misterioso evento que quase aniquilou a cidade fez com que sua população se esquecesse completamente dos fatos ocorridos antes do mesmo: recém-casados não reconheciam seus parceiros, pais não se lembravam dos filhos, conhecimentos científicos foram perdidos. A história da cidade e seus habitantes começou do zero, a partir de então, juntamente com a ascensão vertiginosa da poderosa Corporação Paradigm, considerada "Deus e Governo" para os habitantes de Paradigm City.

É neste cenário que encontramos Roger Smith, um cara "boa-pinta" que trabalha como negociador, que tem como função atuar como intermediador de confiança em negociações delicadas, tais como pagamentos de sequestros. Roger é o mais conceituado negociador de Paradigm City, e seus honorários elevados permitem que ele desfrute de um excelente padrão de vida. Apesar do dinheiro e da posição de status que desfruta em Paradigm City, Roger é uma pessoa honrada e de firmes princípios, que não aceita casos apenas pelo dinheiro.

Durante uma complicada negociação para a libertação de uma garota sequestrada, Roger conhece Dorothy, uma garota com características muito peculiares e com uma mente extremamente lógica. O desenrolar dos acontecimentos acaba fazendo com que Roger vire uma espécie de tutor e patrão de Dorothy, mesmo sabendo que a garota consegue transformar sua vida num inferno, sem o menor esforço. Ao lado do fiel mordomo Norman, eles formam um grupo afinado, com a secreta e importante missão de controlar um gigantesco e quase indestrutível robô, indesejado em Paradigm City. O nome deste robô é Megadeus, ou simplesmente Big O. As razões por trás da capacidade de Roger em controlar o gigantesco Megadeus, assim como os motivos que levam outros robôs "Megadeus" a atacar Paradigm City, vão sendo desvendados aos poucos, ao longo da história.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Roger Smith - é um playboy completo, tarado por mulheres jovens e bonitas mas que não brinca em serviço, na hora de controlar Big O.
  • Dorothy - Apesar da aparência de garota, Dorothy na verdade é uma andróide. Apesar de puramente lógica, sem expressão facial e de possuir movimentos sem um pingo de sensualidade, é uma personagem cativante, e possui uma química perfeita com Roger.
  • Norman - o mordomo. Com um visual semelhante ao de Alfred, mordomo de Bruce Wayne (Batman), Norman se difere por seu senso de humor peculiar, além de não ser uma figura meramente decorativa. Se o bicho pega, ele entra em ação sem medo!
  • Dan Dastun - Chefe de Polícia e ex-companheiro de trabalho de Roger Smith, que não gosta muito de Big O mas precisa engolir alguns sapos, cada vez que o robozão salva a cidade.
  • Michael Seibach - o vilão. Um cara com o corpo envolto por ataduras e que parece saber muito sobre o passado de Paradigm City e seus habitantes.

Questionamentos[editar | editar código-fonte]

  • Preconceito - Big O, apesar de salvar a cidade em várias ocasiões, é odiado pela polícia;
  • Exclusão Social - habitantes pobres, vivem isolados, fora das cúpulas que envolvem Paradigm City;
  • Totalitarismo - domínio total e quase opressivo por parte da Corporação Paradigm.

Referências

  1. The Big O (anime) na enciclopédia do Anime News Network (em inglês)