Bilbo's Last Song

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2012). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Trechos sem fontes poderão ser removidos.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing.
Bilbo's Last Song
A Última Canção de Bilbo
Autor (es) J.R.R. Tolkien
Idioma Inglês
País Reino Unido
Ilustrador Pauline Baynes
Lançamento 1990
Páginas 32
Cronologia
Último
Último
Contos Inacabados da Terra Média
The History of Middle-earth
Próximo
Próximo

Bilbo's Last Song (A Última Canção de Bilbo) é um poema escrito por J. R. R. Tolkien e por ele presenteado à sua secretária, Joy Hill, em 1966.

O livro, assim como Leaf by Niggle, foi publicado postumamente e ilustrado por Pauline Baynes.[1]

Nele Bilbo, herói aventureiro de O Hobbit, é retratado antes de deixar a Terra-média para pegar um navio com destino às Terras Imortais além do pôr-do-sol, ao fim de O Senhor dos Anéis.

Foi publicado em forma de pôster em 1978 e, em 1990, em forma de livro, ambos com ilustrações de Pauline Baynes que delineiam a jornada que traz o portador do anel e a companhia dos elfos para os Portos Cinzentos e o navio que está esperando para os levar até sua jornada final.

Ocorrendo concomitantemente está uma série de cenas de O Hobbit; então Bilbo relembra sua primeira jornada enquanto contempla sua última. Amiga do autor por muitos anos, Pauline Baynes incluiu várias das ideias de Tolkien no retrato dos personagens e cenas.

Em 2013, o livro foi publicado no Brasil pela editora Martins Fontes - Selo Martins, em versão brochura e capa dura.[2]

Referências

  1. The Independent, edição de 6 de agosto de 2008, Pauline Baynes: Illustrator who depicted Lewis's Narnia and Tolkien's Middle-earth [em linha]
  2. Tolkien Brasil, 2013, A última canção de Bilbo [em linha]
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.