Bill Meléndez

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Bill Meléndez
Nome completo José Cuauhtémoc Meléndez
Nascimento 15 de Novembro de 1916
México Hermosillo, Sonora, México
Morte 2 de setembro de 2008 (91 anos)
Estados Unidos Santa Mônica, Califórnia, Estados Unidos
Nacionalidade mexicana
Ocupação animador
cineasta
dublador
Principais trabalhos Peanuts

José Cuauhtémoc "Bill" Meléndez (15 de novembro de 1916 - 2 de setembro de 2008) foi um animador, cineasta, dublador e produtor mexicano. Ficou conhecido pelos seus desenhos na Warner Bros. e pela série Peanuts.

História[editar | editar código-fonte]

Nascido na cidade mexicana de Hermosillo, Meléndez foi educado em escolas públicas em Douglas, Arizona e mais tarde no Chouinard Arts Institute (atual California Institute for the Arts).
Em 1938, Walt Disney contratou Meléndez para trabalhar em curtas-metragens animados e filmes como Bambi, Dumbo e Fantasia. Depois, Meléndez animou diversos episódios de Pernalonga, Patolino e Presuntinho.[1]
Em 1964, já com sua própria produtora (Bill Meléndez Productions) e passagens também pela UPA (United Productions of America), Bill criou a animação que finalmente o consagraria, A Charlie Brown Christmas, seu primeiro filme como diretor.[1] Essa animação lhe renderia o prêmio Emmy. Melendez dublava a voz de Snoopy, que não costuma falar nos especiais.
Melendez conheceu Charles Schulz em 1959, quando foi diretor de animação de uma série de anúncios para o carro Ford Falcon. Pouco depois, Meléndez tornou-se o único animador de Peanuts autorizado por Schulz. Até 1989, Meléndez fez mais de 75 capítulos especiais de Peanuts, This is America e Charlie Brown, além de quatro filmes principais - todos com seu parceiro Lee Mendelson.
Bill Melendez morreu em 2 de setembro de 2008 em Santa Mônica, Califórnia.

Outros trabalhos[editar | editar código-fonte]

Bill Meléndez e Lee Mendelson também produziram especiais da história em quadrinhos Garfield.

  • Garfield Vem Aí (Here Comes Garfield) - 1982
  • Garfield na Cidade (Garfield on the Town) - 1983

Os subsequentes episódios especiais de Garfield foram produzidos pela Film Roman, que também produziu Garfield e Seus Amigos.

Referências

  1. a b http://smellycat.com.br/2008/09/04/bill-melendez-1916-2008/ (Smelly Cats) - 4 de setembro de 2008. Página visitada em 04 de janeiro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.