Bill Monroe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox important.svg
Foram assinalados vários aspectos a serem melhorados nesta página ou secção:

William Smith Monroe, mais conhecido como Bill Monroe (13 de setembro de 1911 - 09 de setembro de 1996), foi um músico músico americano que criou o estilo de música conhecido como Bluegrass, que leva o nome de sua banda, o "Blue Grass Boys". A carreira de músico de Monroe durou 60 anos como cantor, instrumentista, compositor e bandleader. Ele é muitas vezes referido como O Pai do Bluegrass.

Início da vida[editar | editar código-fonte]

Monroe nasceu na fazenda de sua família perto de Rosine, em Kentucky (EUA), caçula dos oito filhos de James Buchanan "Buck" e (Vandiver) Malissa Monroe. Sua mãe e seu irmão, Pendleton "Pen" Vandiver, foram musicalmente talentosos, e Monroe cresceu com sua família tocando e cantando em casa. Porque seus irmãos mais velhos Birch e Charlie já tocavam violino e guitarra. Bill Monroe estava resignado a tocar bandolim.

Sua mãe morreu quando ele tinha dez anos e seu pai morreu seis anos depois. Como seus irmãos e irmãs se mudaram para longe. Depois de morar com vários tios e tias, estabeleceu-se com seu tio Pendleton Vandiver. Muitas vezes acompanhou-o quando tocava violino em bailes. Essa experiência inspirou uma de suas composições mais famosas, "Uncle Pen", gravada em 1950 e lançada no álbum de 1972. Nesse álbum, Monroe gravou uma série de melodias tradicionais que tinha ouvido muitas vezes seu tio Vandiver tocar.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Em 1929, mudou-se para Indiana, para trabalhar em uma refinaria de petróleo com seus irmãos Birch e Charlie. Junto com o amigo Larry Moore, eles formaram um grupo musical, The Monroe Brothers, para tocar nas festas locais. Birch Monroe e Larry Moore logo deixaram o grupo, e Bill e Charlie continuaram como uma dupla, eventualmente, tocavam em estações de rádio em Indiana e depois, patrocinado pela Cristais Texas, em várias emissoras de rádio em Iowa, Nebraska, Carolina do Sul e Carolina do Norte. Assinaram um contrato de gravação com a RCA Victor, em 1936. Eles marcaram um sucesso imediato com a canção gospel "What Would You Give". The Monroe Brothers se desfez em 1938. Bill Monroe formou o The Kentuckians, em Little Rock, Arkansas, mas o grupo só durou três meses. Monroe depois foi de Little Rock para Atlanta, Georgia, para formar a primeira edição do Blue Grass Boys com o cantor/guitarrista Cleo Davis, o violinista Wooten e o baixista Amos Garren. Em outubro de 1939, ele conseguiu um teste no Grand Ole Opry. Impressionando George D. Hay com o seu desempenho. Nesta altura, a Blue Grass Boys era formada por Moody Clyde (vocal e guitarra), Magness Tommy (violinista) e Bill Wesbrooks (baixista).

Pseudônimos usados ​​por Bill Monroe como compositor[editar | editar código-fonte]

Joe Ahr, Rupert Jones, Wilbur Jones, Albert Price, James B. Smith, James W. Smith.

Artistas influenciados por Bill Monroe[editar | editar código-fonte]

Mais de 150 músicos tocaram no Blue Grass Boys ao longo dos quase 60 anos de carreira de Bill Monroe. Alguns dos membros da banda de Monroe são: Clyde Moody, Lester Flatt, Jack Cook, Mac Wiseman, Jimmy Martin, Carter Stanley, Del McCoury, Peter Rowan, Roland White, Roland Dunn e Doug Green, Don Reno, Sonny Osborne, Bill Keith, Tommy Magness, Chubby Wise, Vassar Clements, Byron Berline, Kenny Baker, Bobby Hicks, Gordon Terry e Glen Duncan.

Morte[editar | editar código-fonte]

Bill Monroe sofreu um acidente vascular cerebral dia 9 de abril de 1996, apenas quatro dias antes de seu 85º aniversário. Encerrando, assim, sua carreira.