Billie Joe Armstrong

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Billie Joe Armstrong
Informação geral
Nome completo Billie Joe Armstrong
Também conhecido(a) como Wilhelm Fink, Reverend Strychnine Twitch Fink, Billie, BJ
Nascimento 17 de fevereiro de 1972 (42 anos)
Local de nascimento Oakland, Califórnia
 Estados Unidos
Gênero(s) Punk rock, rock alternativo,pop punk, rock de garagem, new wave
Instrumento(s) vocal, guitarra, violão, piano, teclado, harmônica, bandolim, baixo, bateria, saxofone, e violino
Modelos de instrumentos Gibson USA Billie Joe Armstrong Les Paul Jr, Fernandes Stratocaster (Blue), Gibson Les Paul Junior
Período em atividade 1986 - atualmente
Gravadora(s) Reprise Records, Lookout! Records, Adeline Records
Afiliação(ões) Green Day
The Network
Pinhead Gunpowder
Foxboro Hot Tubs

Billie Joe Armstrong (nascido em 17 de fevereiro, 1972) é um cantor compositor, músico, multi-instrumentista e ator Americano e casado com Adrienne Nesser há 10 anos. Ele é mais conhecido como o vocalista e guitarrista e principal compositor e da banda de rock Green Day, que Armstrong co-fundou com Mike Dirnt. Ele também é guitarrista e vocalista da banda de punk rock Pinhead Gunpowder e fornece vocais para projetos paralelos do Green Day como Foxboro Hot Tubs e The Network.

Criado em Rodeo, Califórnia, Armstrong desenvolveu interesse na música quando ainda era muito jovem, e gravou sua primeira música com cinco anos de idade. Ele conheceu Mike Dirnt enquanto frequentava a escola primária, e os dois ligado instantaneamente sobre o interesse mútuo em música, formando a banda Sweet Children, quando os dois tinham 15 anos de idade. A banda mudou seu nome para Green Day, e viria a alcançar o sucesso comercial massivo. Armstrong também tem buscado projetos musicais fora do Green Day, incluindo inúmeras colaborações com outros músicos.

Em 1997, para coincidir com o lançamento do Nimrod, Armstrong fundou Adeline Records, em Oakland para ajudar a apoiar outras bandas lançando músicas de bandas como The Frustrators, AFI e Dillinger Four. A gravadora, desde então, vem sob a gestão de Pat Magnarella e agora está sediada em San Diego.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância[editar | editar código-fonte]

Aprendeu a tocar piano com cinco anos de idade apesar de querer aprender a tocar guitarra antes.

Quando criança, Billie costumava cantar nos hospitais para animar os pacientes. Ele também gravou a canção "Look For Love" (sua primeira) para uma gravadora local Fiat Records quando tinha cinco anos de idade, e ficaram "muito impressionados com sua voz e seu carisma".

Com dez anos, ganhou sua primeira guitarra de sua mãe, guitarra esta que ele chamou de Blue, tem até hoje e guarda várias réplicas. No mesmo ano, seu pai morre de câncer. Foi uma grande perda para a família, e sua mãe passou a ter dois empregos para sustentá-los.

O início com o Green Day[editar | editar código-fonte]

Billie Joe em 1994

Billie e Mike se conheceram na escola , e discutiram muito sobre compor músicas. Billie Joe chegou a trabalhar como entregador de pizza e limpador de piscinas.

Ainda com seus quatorze anos, Billie e Mike Dirnt formaram uma banda com o baterista Al Sobrante, The Sweet Children. Eles fizeram muito sucesso pelas redondezas fazendo pequenos concertos.

Em 1989, a banda mudou seu nome para Green Day e começou a sua primeira turnê. Ainda em sua primeira turnê Billie conheceu a sua atual esposa e mãe de seus filhos.

Por volta de 1991, quando o primeiro CD da banda já havia sido lançado, Al Sobrante saiu para terminar os estudos, e seu professor de bateria, Frank (Tré Cool), ocupou seu lugar, um pouco antes do Kerplunk, o segundo álbum da banda a ser lançado.

Já em turnê com o Green Day, Billie conheceu Adrienne Nesser nos concertos por todo o mundo. Ela pediu o telefone de Billie para manter contatos de como adquirir as fitas da banda, e nisso foram se falando e começaram a namorar. Mas Adrienne era de outro estado (Minnesota), tanto é que no álbum Kerplunk, Billie escreveu a canção "2000 Light Years Away", que fala sobre estar distante de Adrienne. Em 1994 eles se casaram, e após a cerimônia, que durou apenas cinco minutos, tomaram cerveja para acalmar os nervos. Em 1995, Billie e Adrienne tiveram seu primeiro filho, Joseph Marciano Armstrong (mais conhecido como Joey), nascido em fevereiro, e em setembro de 1998 nasce o segundo, Jakob Danger Armstrong.

Billie é fundador e sócio parcial da gravadora Adeline Records, que fica em Berkeley. Ele possui uma banda paralela, na qual é vocalista e guitarrista, chamada Pinhead Gunpowder, em que toca até hoje. Mais recentemente, fundou a banda Foxboro Hot Tubs, que tem como alguns dos integrantes Mike Dirnt, Tré Cool e Jason White. Em maio, eles lançaram um CD e já estão em turnê pela East Bay. Além de ser vocalista e guitarrista, também sabe tocar gaita, bandolim, bateria, piano,saxofone e contra-baixo.

Vida pessoal[editar | editar código-fonte]

Armstrong em 2013

Em 1991, Billie conheceu Adrienne Nesser num dos concertos de Green Day durante a sua primeira turnê em Mankato, Minnesota. Se apaixonou por ela e passaram a se comunicar por telefone e por cartas durante um ano. Billie escreveu a música "2,000 Light Years Away" para ela, em 1992, após o primeiro beijo deles. Pedia frequentemente para a banda fazer shows na cidade dela, para que ele a visse novamente. Um tempo acabou se distanciando de Adrienne, namorando outra garota (foi para qual escreveu a música "She" e "Whatsername"), mas depois voltou com Adrienne, pedindo para ela se mudar para sua cidade para que se casassem. Ele se casou com Adrienne no dia 2 de Julho de 1994. Dois dias após a cerimónia de casamento, Adrienne descobre que está grávida. Têm dois filhos: o primeiro Joseph 'Joey' Armstrong que nasceu em 28 de Fevereiro de 1995 e o segundo Jakob Danger Armstrong que nasceu no dia 12 de Setembro de 1998. Adrienne é fundadora da produtora Adeline Records juntamente com Armstrong.

Conhecido por ser Monógamo (quem tem só uma parceira sexual a vida toda) e ele mesmo assumir nunca ter feito sexo com groupies, leva com bom humor nas entrevistas, dizendo que "a vantagem do casamento é que se você falha um dia no sexo, no outro pode se redimir".

Billie também, sempre escreve músicas para sua amada, "When It's Time" é uma, e a música "Church on Sunday" ele escreveu para Adrienne em 1999, quando tentava fazer o casamento não acabar.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Green Day[editar | editar código-fonte]

  • 39/Smooth (1990) -- Vocalista, Guitarra
  • Kerplunk! (1992) -- Vocalista, Guitarra, Bateria na música "Dominated Love Slave"
  • Dookie (1994) -- Vocalista, Guitarra, Percussão na música "All By Myself (hidden track)"
  • Insomniac (1995) -- Vocalista, Guitarra
  • Nimrod (1997) -- Vocalista, Guitarra, Harmónica
  • Warning (2000) -- Vocalista, Bandolim, Guitarra, Harmónica na música "Minority"
  • International Superhits! (2001) -- Vocalista, Guitarra
  • Shenanigans (2002) -- Vocalista, Guitarra, Harmónica
  • American Idiot (2004) -- Vocalista, Guitarra, Harmónica e Piano
  • Bullet in a Bible (2005) -- Vocalista, Guitarra, Harmónica
  • 21st Century Breakdown (2009) -- Vocalista, Guitarra, Piano
  • Awesome as Fuck (2011) -- Vocalista e Guitarra
  • ¡Uno! (2012) -- Vocalista e Guitarra
  • ¡Dos! (2012) -- Vocalista e Guitarra
  • ¡Tré! (2013) -- Vocalista, Guitarra e Piano

Pinhead Gunpowder[editar | editar código-fonte]

Vocalista e Guitarra em todas as músicas

The Network[editar | editar código-fonte]

Foxboro Hot Tubs[editar | editar código-fonte]

Com Norah Jones[editar | editar código-fonte]

Aparência em outras mídias[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Billie Joe Armstrong


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Billie Joe Armstrong