Billina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Billina é uma personagem fictícia dos Livros de Oz de L. Frank Baum.

Billina

A Personagem[editar | editar código-fonte]

Billina é uma galinha levada de um navio por uma tempestade com Dorothy Gale no livro Ozma of Oz, o terceiro Livro de Oz, que é uma seqüela de O Maravilhoso Mágico de Oz. Ela é o animal que acompanha Dorothy nesta aventura, substituindo o papel de Totó que apareceu no primeiro livro.

Billina, uma galinha corajosa e falante, foi inicialmente chamada Bill porque, como ela narra para Dorothy, "ninguém podia dizer se ela seria uma galinha ou um galo." Dorothy insiste em mudar o nome da galinha para a forma feminina. Billina passa por assustadoras aventuras com a garota fazendeira do Kansas antes de derrotarem o Rei Nomo de uma maneira que somente uma galinha poderia fazer. No final do livro, Billina estabelece-se na Cidade Esmeralda.

Livros posteriores revelam que Billina teve muitos pintinhos (o pai é desconhecido). Ela nomeia todas como Dorothy em homenagem à sua jovem amiga. Confusão de sexo aparece, entretanto, quando a orgulhosa mãe descobre que algumas de suas filhinhas serão "malvados galos", ela muda o nome deles para Daniel.

Um dos primeiros livros que Baum escreveu foi sobre a criação de galinhas hamburguesas e, baseado na experiência que ele tinha, criou Billina.

A personagem Billina aparece no filme Return to Oz

Ligações externas[editar | editar código-fonte]