Bioenergia (combustíveis)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Bioenergia é a designação para a energia obtida através da biomassa. Tal energia pode ser utilizada para se gerar calor, eletricidade ou combustível para motores de combustão em geral. Também é considerado bionergia a a energia quimicamente armazenada na biomasssa.

Briquetes de aglomerado de madeira, usados na produção de energia térmica.

A fontes principais de bioenergia são materiais provenientes de matérias primas renováveis, como madeira, produtos agricolas (por ex. colza, milho, cereais) e dejetos orgânicos (estrume, serragem, lixo orgânico, resíduos urbanos).[1]

Produção, Consumo e Prognóstico[editar | editar código-fonte]

O uso da bioenergia como fonte de alternativa de combustível ainda não é largamente difundido e representa apenas uma pequena parcela no consumo de energia mundial. A Alemanha, por exemplo, apresentou no ano de 2011 um consumo total de energia onde apenas 8,2 % era proveniente da bioenergia.[2] No entanto há uma projeção optimista que diz ser possível, que a bioenergia abasteça a demanda mundial de energia, até o ano de 2050.[3]

Indústria de combustíveis[editar | editar código-fonte]

Cana-de-açúcar matéria prima na produção de etanol.

Entre os combustíveis bioenergéticos destaca-se o etanol, o metanol e o biodiesel (aditivo de 7% ao diesel convencional),[4] entre outros. Estes representam uma fonte alternativa de combustível, perante aos combustíveis fósseis.

Produção de energia elétrica[editar | editar código-fonte]

O processo de obtenção de energia elétrica consiste no ciclo renovével da transformação de energia solar contida na matéria celulósica de plantas[5] (absorvida através da fotossíntese). Existem também defesores do meio ambiente que alegam ser nociva a conversão de biomassa em energia, para tais fins.[6]


Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. FNR (Fachagentur Nachwachsende Rohstoffe): "Woraus wird Biomasse gewonnen?" (FAQ), visitada 01-10-2013 (em alemão).
  2. FNR (Fachagentur Nachwachsende Rohstoffe): "Kann Bioenergie bei der Energiewende überhaupt eine größere Rolle spielen?" (FAQ), visitada 01-10-2013 (em alemão).
  3. ASK (Access to Sustainable Knowledge): "La producción mundial de bioenergía en 2050 podría abastecer el consumo total de energía", Energías Renovables (04.02.2010), visitada 01-10-2013 (em espanhol).
  4. FNR (Fachagentur Nachwachsende Rohstoffe): "Warum gibt es E10?" (FAQ), visitada 01-10-2013 (em alemão).
  5. Dias Figueiredo, Paulo; da Agência Lusa. (19 de julho 2007). "Biocombustíveis: Brasil vai produzir electricidade a partir de capim" (online). Jornal de Notícias. Visitado em 01-10-2013.
  6. Lyutse, Sasha. (02 de maio 2011). "NRDC fact sheet lays out biomass basics, campaign calls for action to tell EPA our forests aren't fuel" (em inglês). Switchboard - National Resources Defences Council Staff. Visitado em 01-10-2013.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete bioenergia ou Bioenergia.
Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Bioenergy (em inglês)

Ver também[editar | editar código-fonte]