Biscoito da Teixeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

O Biscoito da Teixeira ou Doce da Teixeira é um doce típico português, de cor escura, é confeccionado de forma rectangular em forno a lenha, de uma forma artesanal, têm um sabor intenso e característico, raramente se consegue provar apenas um pedaço de biscoito, dado o seu paladar viciante. Conserva-se por muito tempo mesmo a temperatura ambiente.

Vende-se um pouco por todo do norte do país, sendo quase omnipresente nas feiras, festividades e romarias religiosas, especialmente na época de Verão.

Não têm uma origem histórica bem definida, visto que o saber não ficou escrito nos livros, antes foi passando de geração em geração e de romaria em romaria. Sabe-se, no entanto, que é oriundo da localidade localidade portuguesa com o mesmo nome, freguesia da Teixeira concelho de Baião.

Em de 22 de novembro de 2008, foi inaugurado no lugar da ordem na freguesia da Teixeira um espaço de promoção e divulgação do mesmo.

Uma receita simples, mas bem sucedida[editar | editar código-fonte]

O Biscoito da Teixeira é feito à base de farinha, açúcar, limão, sal e fermento, e o respectivo segredo de família, depois de misturados, os ingredientes são levados a cozer em forno de lenha.

Um negócio de família[editar | editar código-fonte]

Actualmente o fabrico de Biscoito da Teixeira, embora continuando a ser fabricado de uma forma artesanal é maioritariamente dominado por uma família da mesma freguesia que pelo menos há quatro gerações têm tradição na elaboração do mesmo, esta família fabrica cerca de 1500kg de biscoito por mês que são comercializados por diversos estabelecimentos da região e directamente nas diversas feiras e mercados.


Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.