Biscoito da Teixeira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Biscoito da Teixeira ou Doce da Teixeira é um doce típico português, de cor escura, moldado para que assuma uma forma retangular, e confecionado em forno a lenha. É preparado de uma forma artesanal, tendo um sabor intenso e característico, devido ao uso de limão. Conserva-se facilmente à temperatura ambiente.

Vende-se um pouco por todo o norte de Portugal, sendo comum nas feiras, festividades e romarias religiosas, especialmente na época de verão.

A sua origem histórica não se encontra bem definida, tendo a receita sido passada de geração em geração e de romaria em romaria. Sabe-se, no entanto, que é oriundo da localidade portuguesa com o mesmo nome, freguesia da Teixeira, concelho de Baião.

Em de 22 de novembro de 2008, foi inaugurado no lugar da ordem na freguesia da Teixeira um espaço de promoção e divulgação do mesmo.

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

O Biscoito da Teixeira é feito à base de farinha, açúcar, limão, sal e fermento, e o respetivo segredo de família, depois de misturados, os ingredientes são levados a cozer em forno de lenha.


Ícone de esboço Este artigo sobre culinária é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.