Bissinose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Bissinose
Classificação e recursos externos
CID-10 J66.0
CID-9 504
Star of life caution.svg Aviso médico

BISSINOSE[editar | editar código-fonte]

A bissinose é um estreitamento das vias respiratórias causado pela aspiração de partículas de algodão, de linho ou de cânhamo.

Embora a bissinose se verifique quase exclusivamente nas pessoas que trabalham com o algodão em bruto, aqueles que trabalham com linho ou cânhamo podem também desenvolver este tipo de afecção. Os operários que abrem fardos de algodão em rama ou que trabalham nas primeiras fases do processamento do algodão parecem ser os mais afectados. Aparentemente, algum elemento do algodão em rama provoca o estreitamento das vias aéreas nas pessoas propensas.

Sintomas e diagnóstico

A bissinose pode causar sibilos ao respirar e opressão no peito, geralmente durante o primeiro dia de trabalho depois de um descanso. Ao contrário da asma, os sintomas tendem a diminuir após uma exposição repetida e a opressão no peito pode desaparecer para o fim da semana de trabalho.

No entanto, quando se trata de uma pessoa que trabalhou com algodão durante muitos anos, a opressão no peito pode durar 2 ou 3 dias ou inclusive a semana completa. A exposição prolongada ao pó do algodão aumenta a frequência dos sibilos, mas não evolui para uma doença pulmonar incapacitante.

O diagnóstico estabelece-se através de um teste que mostre a diminuição da capacidade pulmonar ao longo da jornada laboral; de modo geral, essa diminuição é maior durante o primeiro dia de trabalho.

Prevenção e tratamento

O controlo do pó é o melhor modo de prevenir a bissinose. A respiração sibilante e a opressão no peito podem tratar-se com os mesmos fármacos utilizados para a asma. Os fármacos que abrem as vias aéreas (broncodilatadores) podem ser administrados num inalador (por exemplo, o albuterol) ou em comprimidos (por exemplo, a teofilina).

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.