BitTorrent tracker

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Um BitTorrent tracker (ou apenas "tracker") é um servidor que auxilia na comunicação entre dois computadores que utilizam o protocolo P2P BitTorrent. Para que se proceda a uma partilha de arquivos por BitTorrent é necessário que dois PCs se comuniquem com o servidor. De qualquer forma, o mesmo servidor, não aloja conteúdos e são os próprios peers que os partilham entre si as partes dos arquivos. Os clientes que estão a proceder downloads BitTorrent, comunicam esse Servidor de torrents, periodicamente, para dar informação sobre novos peers, como também, de estatísticas usualmente relacionadas com os arquivos compartilhados. No entanto, logo após o início da partilha, a comunicação entre os dois PCs continuará sem a interligação com o "tracker". Assim sendo, um tracker não é mais que um meio de contacto entre duas outras entidades - os peers.

Trackers e Indexers[editar | editar código-fonte]

Um "Tracker" não é um "Indexer" (BitTorrent indexer) pelo facto de que o mesmo não lista necessariamente ficheiros de partilha tal como no Indexer. Um "BitTorrent index" é uma lista de ficheiros .torrent. Os "trackers" meramente coordenam a comunicação entre dois "peers".

Caso Português[editar | editar código-fonte]

Muitos sites BitTorrent, agem tanto como "trackers" e "indexers". A nível nacional tem-se os casos do btuga como primeiro tracker nacional, o qual está ainda sob Processo Judicial desde 26 de Julho de 2007, acção essa interpelada pela AFP - Associação Fonográfica Portuguesa e FEVIP - Federação de Editores de Videogramas[carece de fontes?]. Muito outros trackers nacionais estão gradualmente a surgir em Portugal após esta acção.[carece de fontes?]