BlackBerry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Logotipo da BlackBerry®

BlackBerry® é uma linha de smartphones e tablets criada pela empresa canadense BlackBerry (antiga Research in Motion). Tais aparelhos são conhecidos por serem focados no mercado corporativo, possuindo funções que permitem a produção de conteúdo profissional em qualquer lugar.

Smartphones[editar | editar código-fonte]

Os smartphones BlackBerry® possuem um sistema operacional próprio chamado BlackBerry OS (cuja última versão estável é a 10, lançada em setembro de 2012) permitindo-lhes a execução de aplicativos em linguagem Java. São muito utilizados por empresas e seus funcionários, pois são considerados seguros. Suas funções variam de acordo com cada modelo. É característico dos smartphones dessa linha a presença de um trackpad (ou trackball) e um teclado QWERTY como forma de comandar o sistema operacional.
Um BlackBerry® em sua essência possui ferramentas de edição de documentos Microsoft PowerPoint e Microsoft Word, um cliente de e-mail nativo e integrado ao sistema, navegador da internet, BlackBerry® Messenger (BBM), e recursos multimídia. Os modelos disponíveis atualmente no mercado dividem-se em três famílias:

  • BlackBerry® Bold™: 9930; 9900 e 9790
  • BlackBerry® Torch™: 9860; 9850 e 9810
  • BlackBerry® Curve™: 9310; 9370; 9360; 9350; 9330; 9320; 9300; 8530; 8520 e 8350i

Tablet[editar | editar código-fonte]

O BlackBerry PlayBook foi o primeiro tablet lançado pela Research in Motion (RIM). O Aparelho destaca-se pela funcionalidade multitask (possibilidade de lidar com vários aplicativos em execução ao mesmo tempo) e a capacidade de abrir páginas da internet em versão integral, suporte ao Adobe Flash Player e HTML5. O PlayBook conta com acesso a aplicativos empresariais e ferramentas de produtividade, roda aplicativos escritos na plataforma Adobe Air, HTML5, Java e Android com versão até 2.3(Gingerbread). Seu sistema operacional é de código fechado e foi desenvolvido com base no QNX Neutrino, sendo chamado BlackBerry Tablet OS.
Um detalhe interessante: o aparelho não possui botões na parte frontal, utilizando gestos a partir da borda sensível ao toque como comandos para operar o sistema.

BlackBerry® Bridge[editar | editar código-fonte]

Com o Blackberry® Bridge torna-se possível a conexão entre um smartphone Blackberry® (desde que rode Blackberry® OS 5 ou superior) e o tablet BlackBerry® PlayBook™ permitindo o acesso aos calendários e e-mails do smartphone, BlackBerry Messenger, arquivos e outros dados diretamente do tablet. Uma vez conectado, você também pode usar seu smartphone como um controle remoto sem fio para seu tablet e também navegar no PlayBook™ usando a conexão do smartphone com a Internet. O Blackberry® Bridge utiliza a tecnologia Bluetooth (ou Wi-fi a partir da versão 2.1.0 do BlackBerry Tablet OS).

BlackBerry® 10[editar | editar código-fonte]

Tela Multitarefa do Blackberry® 10

O BlackBerry 10 (BB10) é um sistema operacional móvel originalmente chamado de BBX baseado no sistema operacional QNX (que foi comprado pela RIM em Abril de 2010) lançado no dia 30 de janeiro de 2013. A plataforma deve esta presente nos novos smartphones e tablets que foram lançados pela RIM. O sistema tem como objetivo ser "integrado, social e bonito".
Assim como no BlackBerry Tablet OS, são suportados pelo BB10 aplicativos escritos na plataforma Adobe Air, HTML5, Java e Android, também há possibilidade de conversão de aplicativos do iOS.

BlackBerry® Messenger[editar | editar código-fonte]

O BlackBerry Messenger (BBM) é um serviço de mensagens instantâneas disponível somente para usuários de aparelhos BlackBerry® porém está em fase de testes no Android e no IOS . Seu funcionamento é simples e consiste em transmitir mensagens em tempo real entre dois aparelhos BlackBerry® através da internet (seja ela Wi-Fi ou 3G). A identificação dos usuários é feita através do BlackBerry PIN, um código único para cada aparelho BlackBerry® ou um endereço BlackBerry ID.
Recentemente, o BBM recebeu atualizações e agora é capaz de realizar chamadas de voz entre telefones BlackBerry® gratuitamente através de uma conexão com a internet Wi-Fi (redes 3G não são suportadas pois de acordo com a RIM, esta foi uma forma de não prejudicar as operadoras de telefonia móvel). Futuramente acredita-se que o BBM seja capaz de realizar chamadas de vídeo a partir de dispositivos com o sistema operacional BlackBerry® 10.