Black Lagoon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Black Lagoon
ブラック・ラグーン
(Burakku Ragūn)
Gênero ação, aventura, Seinen
Mangá
Autor Rei Hiroe
Editora(s) Japão Shogakukan
Editora(s)
lusófonas(s)
Brasil Panini Comics
Revista Shogakukan
Data de publicação 19 de abril de 2002
Volumes 9
Anime
Black Lagoon
Direção Sunao Katabuchi
Estúdio Madhouse
Exibição original 8 de abril de 2006 – 24 de junho de 2006
Emissoras de TV Japão Chiba TV, Gunma TV, KBS Kyoto, Sun TV, Tochigi TV, Tokyo MX, TV Kanagawa, TV Nagoya, TV Saitama
Nº de episódios 12
Anime
Black Lagoon: The Second Barrage
Direção Sunao Katabuchi
Estúdio Madhouse
Exibição original 2 de outubro de 2006 – 18 de dezembro de 2006
Emissoras de TV Japão Chiba TV, Gunma TV, KBS Kyoto, Sun TV, Tochigi TV, Tokyo MX, TV Kanagawa, TV Nagoya, TV Saitama
Nº de episódios 12
Projeto Animangá  · Portal Animangá

Black Lagoon (ブラック・ラグーン, Burakku Ragūn?) é uma série de mangás escrita e ilustrada por Rei Hiroe, e publicada na Shogakukan's Sunday GX desde 2002. Uma série animada de televisão baseada no mangá foi ao ar no Japão entre 8 de abril e 24 de junho de 2006, totalizando 20 episódios. Uma segunda temporada, intitulada "The Second Barrage", foi ao ar por 20 semanas a partir do dia 2 de outubro de 2006. Uma terceira temporada foi anunciada na capa do primeiro volume da adaptação do romance.[1] No Brasil, a série é licenciada pela Panini Comics desde 2008.

Enredo[editar | editar código-fonte]

A série conta a história de uma equipe de piratas/mercenários conhecida como Companhia Lagoon, que contrabandeia cargas nos mares do Sudeste da Ásia nos anos 1990.[2] Sua base de operações está localizada na cidade fictícia de Roanapur, na Tailândia, e eles transportam as cargas no torpedeiro Black Laggon. Quando estão em terra firme, eles se movimentam e cuidam dos negócios no Plymouth Road Runner 1968 de Benny, embora no episódio 24 ele é visto dirigindo um Pontiac GTO 1965 depois que seu Roadrunner explodiu no episódio 17. A Companhia Lagoon faz negócios com vários clientes, mas tem uma relação particularmente amigável com o cartel crimonoso Russo Hotel Moscou. A equipe aceita várias missões - que podem envolver tiroteios violentos, combate "mano-a-mano", e batalhas náuticas - em várias localidades do Sudoeste da Ásia; quando não estão em missão, os membros da Companhia Lagoon gastam a maior parte do tempo no "The Yellow Flag", um bar em Roanapur que é frequentemente destruído em tiroteios.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Em Black Lagoon há vários personagens, muitos deles envolvidos no submundo do crime e seus negócios e em Roanapur.

  • Rock é o personagem principal da série. Ele é um empregado honorário japonês que se junta ao grupo Black Lagoon depois que eles sequestram-no. Rock não luta mas é um excelente negociador e tradutor, e aparentemente é encarregado da parte contábil da Companhia Laggon. Ele também se assusta com os métodos utilizados por Revy para atingir suas metas.
  • Revy é a protagonista feminina da série. Ela fornece a parte braçal da Companhia Lagoon. Ela é descendente chinesa e cresceu na cidade de Nova York. Revy é excepcionalmente habilidosa ao usar armas de fogo nas batalhas, mas não é uma pessoa muito sociável. Ela se diverte matando seus inimigos e dificilmente interrompe para negociar. Apesar do seu comportamento tranquilo, a sua tendência de sentir prazer em tirar a vida dos outros é uma consequência da sua instabilidade emocional interna, como mostrado pelas seus conflitos com o Rock. Sua arma é um par de pistolas 9mm Beretta 92F "Sword Cutlass Especial". Seu apelido "Two Hands" representa sua habilidade em usar as duas pistolas simultaneamente
  • Dutch é o líder da "companhia comercial" Lagoon. Ele é o capitão do barco Black Lagoon, e comanda a sua tripulação. Embora raramente ele participe das batalhas, é um adversário mortal, decorrente do seu tempo como soldado da Guerra do Vietnã.
  • Benny é um estudante pós-graduado da Universidade da Flórida Central. Ele é de descendência Judaica e serve como um expert em tecnologia da Lagoon. Assim como Rock, ele não usa armas de fogo e não tem a capacidade de matar a sangue frio. Entretanto, ele é totalmente dedicado ao trabalho e disposto a supervisionar quase tudo para concluir seu trabalho.

Mídias[editar | editar código-fonte]

A primeira temporada de Black Lagoon consiste nos episódios 1 a 12. A segunda temporada vai dos episódios 13 ao 24 e é intitulada Black Lagoon: The Second Barrage. A segunda temporada se concentra menos nos personagens em si em relação à primeira temporada, e mostra mais os trabalhos que eles fazem. Uma terceira temporada foi anunciada na capa do light novel.

Seis DVDs que contêm os episódios 1-24 foi lançado, completando a primeira e segunda temporadas. O lançamento do primeiro DVD da The Second Barrage foi agendado inicialmente para 20 de novembro de 2007, mas foi cancelado. Entretanto, o primeiro volume foi lançado eventualmente em agosto de 2008.[3] [4] [5]

Depois de serem lançados individualmente, com o volume 1 tendo uma versão limitada contendo um box exclusivo que vêm com um disco bônus com espaço para todos os três volumes, o box da primeira temporada completa foi lançada em 30 de dezembro de 2008. O quarto disco extra, disponível no box da primeira temporada, tem 15 minutos de making of com a equipe americana e dubladores, o vídeo clip de "Red Fraction" cantada por Mell, vídeos promocionais, as aberturas e encerramentos sem créditos, e a abertura japonesa. Os volumes da The Second Barrage foram lançados da mesma maneira, com o conjunto de boxes lançados nos Estados Unidos em 14 de abril de 2009, uma caixa com os episódios 13-24 distribuídos em 3 discos com áudio em inglês e japonês e legendas em inglês. O disco extra do conjunto de boxes inclui vídeos promocionais e a abertura e o encerramento sem créditos.

Referências

  1. Third Black Lagoon Anime Project Confirmed (em inglês) Anime News Network (16 de julho de 2008). Página visitada em 6 de janeiro de 2009.
  2. No arco El Baile de la Muerte, a lápide de Diego Jose San Fernando Lovelace mostrou que ele morreu em 1991. No mesmo arco, soldados americanos são vistos usando alvos holográficos EO Tech, que não foram dsenvolvidos antes dos anos 1990
  3. Black Lagoon DVD 2 (Hyb) Limited Collector's Edition (em inglês) Right Stuf, Inc.. Página visitada em 6 de Janeiro de 2009.
  4. Black Lagoon DVD 3 (Hyb) Edição Limitada de Colecionador (em inglês) Right Stuf, Inc.. Página visitada em 6 de Janeiro de 2009.
  5. Black Lagoon: The Second Barrage, Vol. 1 (em inglês) Amazon.com. Página visitada em 6 de Janeiro de 2009.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Black Lagoon