Blasto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Blasto foi o camareiro de Herodes Agripa (Atos 12:20), e um mediador para os sidônios e tírios.[1] Blasto estava envolvido nos acontecimentos que levaram à morte de Herodes.

Relato bíblico[editar | editar código-fonte]

De acordo com Atos 12:20, Herodes estava descontente com o povo de Sidom e Tiro (Líbano),[2] e proibiu a exportação de alimentos para eles. Dependente da exportação de alimentos, os sidônios e tírios fizeram de Blasto "seu amigo" (possivelmente através de suborno[3])). Blasto ajudou a obter uma audiência com Herodes. Atos 12:23 afirma que Herodes foi fulminado por Deus quando o povo de Sidon e Tiro ofereceu-lhe culto.

Outros relatos contemporâneos[editar | editar código-fonte]

A história da morte de Herodes é um pouco corroborada pelo historiador contemporâneo Flávio Josefo[4]. No entanto Josefo não menciona o envolvimento de Blasto.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

O programa de televisão de 2010 Robotomia, da Cartoon Network, inclui um personagem chamado Blasto, que é um "estranho" robô que vive no planeta Insanus. Blasto é diferente da maioria dos robôs de Insanus, em ser sensível e não-homicida. Em sua busca de popularidade, ele é incrivelmente impulsivo e confiante em suas habilidades. Ele é o amigo de outro robô, Thrasher.

Miles Franklin escreveu uma novela intitulada "O velho Blasto de Bandicoot" (1931), sobre um velho fazendeiro teimoso australiano, criador de merinos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Elwell, Walter A; Comfort, Philip Wesley (2001). Tyndale Bible Dictionary. [S.l.]: Tyndale House Publishers. p. 226. ISBN 9780842370899 
  2. Orr, James; Hunter, S. F. (1939). International Standard Bible Encyclopedia. [S.l.]: Wm. B. Eerdmans Publishing Co 
  3. Henry, Matthew; Williams, J. B. (1828). Exposition of the Old and New Testament, Volume 3. [S.l.]: Towar. p. 806 
  4. Brownrigg, Ronald (2001). Who's Who in the New Testament. [S.l.]: Routledge. p. 21. ISBN 9780415260367