Blecaute nos Estados Unidos e Canadá em 1965

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Mapa dos estados afetados pelo blecaute de 1965.

O blecaute de 1965 foi uma interrupção significativa no fornecimento de electricidade em 9 de novembro de 1965, em Ontário no Canadá e Connecticut, Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island, Vermont, Nova York e Nova Jersey nos Estados Unidos. Cerca de 30 milhões de pessoas e 80.000 milhas quadradas (207.000 km ²) ficaram sem eletricidade por até 12 horas.

Causa[editar | editar código-fonte]

A causa da falha foi erro humano, que aconteceu dias antes do apagão,era comum em uma noite fria de novembro, a energia ser usada para o aquecimento, iluminação e cozinhar,com isso foi empurrando o sistema elétrico para perto de sua capacidade máxima, e as linhas de transmissão que se dirigem para sul de Ontário estava muito carregada as 17h16min.

Efeitos e consequências[editar | editar código-fonte]

Em Nova Iorque o blecaute chegou as 5h27min,o apagão não foi em toda cidade, alguns bairros não foram afetados, emissoras de televisão na área metropolitana de Nova Iorque também foram afetadas e metada das estações de FM.

Felizmente, uma lua cheia brilhante iluminou o céu sem nuvens sobre a área de apagão, proporcionando alguma ajuda para os milhões que foram subitamente mergulhado na escuridão. A energia no oeste de Nova Iorque foi restaurada em algumas horas, graças à usina geradora independente.

O The New York Times foi capaz de produzir uma edição no dia 10 de novembro, usando o equipamento de impressão de um jornal próximo que não foi afetado, o Newark Evening News.