Blechnum spicant

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaBlechnum spicant
Blechnum spicant

Blechnum spicant
Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Pteridophyta
Classe: Pteridopsida
Ordem: Athyriales
Família: Blechnaceae
Subfamília: Blechnoideae
Género: Blechnum
Espécie: B. spicant
Nome binomial
Blechnum spicant
(L.) Roth

Blechnum spicant (L.) Roth é uma espécie de feto da família Blechnaceae, conhecido pelo nome comum de feto-pente. A espécie tem uma distribuição natural que inclui a região biogeográfica da Macaronésia (arquipélagos dos Açores e da Madeira), a Europa, a Sibéria e o oeste da América do Norte.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Terófito perene rizomatoso, com rizoma oblíquo a ereto, recoberto por escamas.

As frondes têm entre 15 a 50 cm de comprimento, persistentes e coreáceas, formando fascículos separados de estruturas férteis e estéreis. O pecíolo é marcadamente mais curto que o limbo. O limbo é pinatífido dividido numa única ordem de pínulas. As frondes estéreis (os trofófilos) apresentam pínulas oblongas a linear-oblongas, subagudas, com as margens onduladas e 5–8 mm de largura. As frondes férteis (os esporófilos) apresentam pínulas estreitas, quase lineares.

Os esporângios apresentam-se reunidos em grupos (soros), dispostos linearmente de ambos os lados da nervura principal das pínulas das frondes férteis, cobrindo praticamente todo a sua face abaxial.

A espécie produz um único tipo de esporos (isosporos), recobertos por uma membrana linear (indúsio) bem desenvolvida[1] . Esporula durante a primavera e o verão.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

A espécie tem uma distribuição de carácter euro-siberiano, estendendo-se para oeste até à Macaronésia e para sul até ao Cáucaso.

O habitat preferido são os bosques ribeirinhos húmidos e sombrios e os taludes ressumantes ombrosos, mas ocorre em locais sombrios e húmidos com solos pobres e rochosos.

Notas

  1. Santa-Bárbara Carrascosa, C.; Valdés Castrillón B.. Guía de la Flora y Vegetación del Andévalo. [S.l.]: Sevilla:Consejería de Medio Ambiente de la Junta de Andalucía (ed.), 2008. ISBN 978-84-96776-85-2

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Erik Sjögren, Plantas e Flores dos Açores. Edição do autor, 2001.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Blechnum spicant
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Blechnum spicant
Ícone de esboço Este artigo sobre plantas é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.