Blind Faith

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Blind Faith
Informação geral
Origem Surrey, Inglaterra
País  Reino Unido
Gênero(s) Blues rock, hard rock, blues britânico
Período em atividade 1968-1969
Gravadora(s) Polydor
Atco
RSO
Island
Afiliação(ões) Cream, Traffic, Family, Derek and the Dominos, Spencer Davis Group, Muff Winwood, Ginger Baker's Air Force
Ex-integrantes Eric Clapton
Steve Winwood
Ginger Baker
Rick Grech

Blind Faith foi uma banda britânica criada em 1968. Considerado um dos primeiros supergrupos do rock, era composto por músicos integrantes de bandas pré-existentes, todos já famosos individualmente: Eric Clapton (vocais e guitarra), Ginger Baker (bateria), Steve Winwood (vocal e teclado) e Ric Grech (baixo e violino).[1]

Clapton e Baker tinham saído do Cream, Winwood do Traffic e Grech do Family. Gravaram apenas um disco, antes de separarem-se em 1969.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Polêmica em relação a capa do primeiro álbum[editar | editar código-fonte]

A capa do debut do grupo veio envolto de uma polêmica. Tudo por que a foto feita pelo fotógrafo norte-americano Bob Seidemann mostrava uma garota de onze anos segurando um avião prateado com um formato fálico, semelhante ao de um consolo. A garota não teve o nome divulgado no disco, embora tenha sido comentado na época que ela seria sobrinha ou filha do baterista Ginger Baker, por conta dos dois serem ruivos. Mas hoje sabe-se que seu nome é Mareora Goshen e até hoje evita tocar sobre o assunto, deixando claro o constrangimento que sofreu depois da divulgação do disco. Nos EUA, o álbum ganhou uma versão alternativa, apenas mostrando uma foto dos integrantes junto a uma faixa com o nome "Blind Faith". Já no Brasil, a capa original só saiu numa reedição de 1980.


Referências

  1. Romanowski, Patricia (2003). Rolling Stone Encyclopedia of Rock & Roll. Rolling Stone Press, ISBN 0-671-43457-8
Crystal Clear app kguitar.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.