Blizzard Entertainment

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Blizzard Entertainment
Tipo Subsidiária da Activision Blizzard
Cotação NASDAQ: ATVI
Indústria Indústria de jogos eletrônicos
Fundação 1991
Fundador(es) Allen Adham, Michael Morhaime e Frank Pearce
Sede Estados Unidos Irvine, Califórnia, EUA
Pessoas-chave Michael Morhaime, presidente e co-fundador
Frank Pearce, presidente e co-fundador
Rob Pardom, vice-presidente
Chris Metzen, vice-presidente de desenvolvimento
Empregados 4.700 (2012)
Produtos World of Warcraft
StarCraft
Diablo
WarCraft III: Reign of Chaos
Parentesco França Vivendi
Lucro AumentoUSD $745 milhões (2010)[carece de fontes?]

Blizzard Entertainment é uma editora e produtora de jogos de computador e de videojogos americana. Fundada em 1991, sob o nome de Silicon & Synapse por Allen Adham, Michael Morhaime e Frank Pearce, em Irvine, California, EUA.

Antes de iniciar seus trabalhos na área de jogos para computador, criou alguns jogos para plataformas diversas, como o Super Nintendo, Sega Genesis (mais conhecido como Mega Drive no Brasil e em Portugal), e alguns desses jogos foram o Rock 'n Roll Racing, The Lost Vikings, Blackthorne e The Death and Return of Superman. No ano de 1994, estabeleceu sua marca como sendo Blizzard Entertainment, e rapidamente ganhou popularidade e respeito na área de jogos de computador. Atualmente a empresa é composta por mais de 4 700 profissionais, entre designers, produtores, programadores, artistas, e engenheiros de som.[1]

Brasil[editar | editar código-fonte]

Em abril de 2010 a empresa anunciou oficialmente a abertura de um escritório no país. O site da Blizzard é localizado em 3 regiões (a América e Oceania como uma região, a Europa, e a Ásia) com os seguintes idiomas: Inglês (EUA), Espanhol (MEX), Inglês (GB), Alemão, Francês (EU), Italiano, Espanhol (Espanha), Português (Brasil), Russo, Coreano e Chinês (Taiwan). A empresa oferece hoje o suporte para os jogadores brasileiros gratuitamente por telefone por meio de número 0800. Para mais informações acesse ao site da blizzard.

Lista de títulos[editar | editar código-fonte]

A sede da Blizzard em Irvine, Califórnia, Estados Unidos.
Nome do Jogo Ano de Lançamento Gênero
RPM Racing 1991 Jogo de Corrida
Battle Chess (Windows e Commodore 64 portas)[2] 1992 Jogo de Xadrez
Battle Chess II: Chinese Chess (Amiga port)[2] 1992 Jogo de Xadrez
J.R.R. Tolkien's The Lord of the Rings, Vol. I (Amiga port)[2] 1992 Jogo de Role-playing
Castles (Amiga port) 1992 Jogo de Estratégia
MicroLeague Baseball (Amiga port) 1992 Jogo de Esporte
Lexie-Cross (Macintosh port) 1992 Quebra-cabeças
Dvorak on Typing (Macintosh port) 1992 Jogos Educacionais
The Lost Vikings[3] 1992 Side-scrolling
Rock N' Roll Racing[3] 1993 Jogo de Corrida
Shanghai II: Dragon's Eye[2] 1994 Mahjong Solitaire
Blackthorne[3] 1994 Jogo de Plataforma
The Death and Return of Superman[3] 1994 Side-scrolling
Warcraft: Orcs & Humans 1994 Estratégia em tempo real (RTS)
The Lost Vikings II 1995 Side-scrolling
Justice League Task Force[4] 1995 Jogo de Luta
WarCraft II: Tides of Darkness 1995 Estratégia em tempo real (RTS)
Warcraft II: Beyond the Dark Portal 1996 Pacote de Expansão
Diablo 1997 RPG eletrônico
Warcraft Adventures: Lord of the Clans Cancelado Jogo de Aventura
StarCraft 1998 Estratégia em tempo real (RTS)
StarCraft: Brood War 1998 Pacote de Expansão
Warcraft II: Battle.net Edition 1999 Estratégia em tempo real (RTS)
Diablo II 2000 RPG eletrônico
Diablo II: Lord of Destruction 2001 Pacote de Expansão
Warcraft III: Reign of Chaos 2002 Estratégia em tempo real (RTS)
Warcraft III: The Frozen Throne 2003 Pacote de Expansão
World of Warcraft 2004 MMORPG
StarCraft: Ghost Indefinidamente adiado Jogo de Tiro em Terceira Pessoa
World of Warcraft: The Burning Crusade 2007 Pacote de Expansão
World of Warcraft: Wrath of the Lich King 2008 Pacote de Expansão
StarCraft II: Wings of Liberty 2010 Estratégia em tempo real (RTS)
World of Warcraft: Cataclysm 2010 Pacote de Expansão
Diablo III 2012 MMORPG
StarCraft II: Heart of the Swarm 2013 Pacote de Expansão
StarCraft II: Legacy of the Void Em desenvolvimento Pacote de Expansão
World of Warcraft: Mists of Pandaria 2012 Pacote de Expansão
World of Warcraft: Warlords of Draenor[5] Em desenvolvimento Pacote de Expansão
Hearthstone: Heroes of Warcraft 2013 Jogo de cartas (BETA)
Project Titan[6] Cancelado Jogo multijogador massivo online
Heroes of the Storm Em desenvolvimento Multiplayer online battle arena

WarCraft: Orcs and Humans[editar | editar código-fonte]

Em 1994, ano de sua fundação, a Blizzard lancou o jogo WarCraft: Orcs & Humans. Esse jogo deu início a série WarCraft de jogos RTS (Real Time Strategy - Estrategia de Tempo Real) ambientados em um mundo de fantasia, onde os jogadores podiam jogar controlando unidades humanas ou orcs. Esse jogo ganhou várias premiações, como o 1995 Innovations Award - Consumer Electronics Show e o Strategy Game of the Year runner-up - PC Gamer.

WarCraft II: Tides of Darkness[editar | editar código-fonte]

No ano de 1996 lançou o WarCraft II: Tides of Darkness. Usando a mesma temática de seu antecessor, o segundo jogo da série melhorou a qualidade dos gráficos, sons e jogabilidade em relação ao WarCraft: Orcs and Humans. Possuia também novas unidades, que adicionaram uma nova gama de estratégias disponíveis para os jogadores. Esse foi outro jogo que ganhou varias premiações, entre elas 1996 Innovations Award - Consumer Electronics Show e Number-one selling entertainment CD-ROM of 1996 - PC Data.

Diablo[editar | editar código-fonte]

1997 foi o ano de lançamento de Diablo. Já no lançamento o jogo ficou em 1º lugar nos mais vendidos, e mais tarde foi nomeado o Jogo do Ano. Diablo é um jogo de RPG, no qual se cria um personagem e com esse personagem ia se descendo nos calabouços de uma antiga igreja até chegar no próprio inferno para derrotar o vilão Diablo.

StarCraft[editar | editar código-fonte]

Em 1998, a Blizzard lançou StarCraft. Assim como os jogos da série WarCraft, StarCraft é um jogo de estratégia em tempo real (RTS), porém ambientado em um cenário futurista. O jogador assume o papel de comandante de uma das três raças disponíveis: Terran, Zerg ou Protoss. O grande avanço em relação a série WarCraft foi a grande diferenciação entre as raças disponíveis, porém mantendo o equilíbrio de forças entre elas. Em 1998 ela lançou um pacote de expansão para o StarCraft, o StarCraft: Brood War, que adicionou novas unidades para os jogadores controlarem e novas missões para serem executadas.

Outro ponto forte do StartCraft (reforçado com o seu pacote de expansão) é o seu aspecto de multi-jogador. Com isso o jogo ganhou um grande valor de re-jogabilidade, já que mesmo depois de terem jogados todas as missões existentes, as pessoas podiam se enfrentar em batalhas, ou se aliarem para enfrentar oponentes (outros jogadores ou o computador). Esse ponto forte de multi-jogador foi o principal fator que levou o StarCraft a ser usado como um jogo de competições. StarCraft é até hoje disputado em torneios mundiais como o WCG (World Cyber Games).

O jogo se tornou um sucesso mundial, principalmente na Coréia do Sul, abrindo um novo mercado de "esportes eletrônicos". Um torneio sul-coreano de Starcraft conseguiu reunir 100 mil espectadores em um estádio para assistir as finais, e o game até hoje conta com vários canais de televisão locais dedicados a narrações, replays, entrevistas e todo cenário competitivo de Starcraft.

Diablo II[editar | editar código-fonte]

No ano de 2000 lançaram a tão esperada seqüência para o jogo de 1997: Diablo II. Expandindo o universo de Diablo, esse título estabeleceu um novo recorde para bestsellers (os mais vendidos). Em 2001 a Blizzard lançou a expansão Diablo II: Lord of Destruction adicionando mais conteúdo ao jogo Diablo II.

WarCraft III: Reign of Chaos[editar | editar código-fonte]

Em 2002 WarCraft III: Reign of Chaos foi lançado, mais um jogo da série WarCraft. Nesse título estão presentes também, alem dos humanos e orcs já existentes no universo de WarCraft, elfos e mortos-vivos. Esse título deu uma nova perspectiva para a série, sendo o 1º jogo de estratégia em tempo real da Blizzard em 3D. Como de praxe da empresa, WarCraft III também ganhou um pacote de expansão: WarCraft III: The Frozen Throne, no ano de 2003.

World of Warcraft[editar | editar código-fonte]

MMORPG lançado em 23 de novembro de 2004. Até o fim de Outubro de 2010 foram registrados cerca de 12 milhões de jogadores[7] , com isso o jogo se tornou líder mundial em quantidade de jogadores inscritos. No ano de 2010, perto do lançamento da sua expansão "Cataclysm", foram registrados mais de 12 milhões de jogadores (dados divulgados pela empresa em 7 de Outubro de 2010).

A expansão "Cataclysm", vendeu 4,7 milhões de cópias em um mês. De acordo com a Blizzard, produtora do game, trata-se do novo recorde de vendas em um mês para um jogo de PC. "Cataclysm" já havia sido consagrado o game para computador com a comercialização mais rápida da história: 3,3 milhões de cópias nas primeiras 24 horas, superando a versão anterior de WoW, que detinham o recorde. Anunciado no dia 10 de Janeiro de 2011.[8] World of Warcraft foi lançado ainda em 2011 totalmente traduzido para o Português do Brasil, com um preço de mensalidade de R$ 15 e com servidores para os brasileiros. Consulte mais nesta página.

StarCraft II: Wings of Liberty[editar | editar código-fonte]

No dia 27 de julho de 2010 foi o lançamento mundial do jogo, inclusive no Brasil totalmente dublado e com legendas em Português do Brasil, StarCraft II: Wings of Liberty é uma sequência do popular jogo de estratégia em tempo real StarCraft.

Battle.net[editar | editar código-fonte]

A Blizzard também oferece o serviço Battle.net, onde os jogadores de seus títulos podem organizar partidas multiplayers pela internet em um servidor provido pela empresa, sem custos adicionais.

Referências

  1. Gamasutra Staff. "DICE 2012: Blizzard's Pearce on World Of Warcraft's launch hangover", Gamasutra. Página visitada em 23 de janeiro de 2013.
  2. a b c d A Decade of Blizzard IGN (2001-02-01). Visitado em 2008-07-07. "Commodore 64 Battle Chess, Windows Battle Chess, Amiga Battle Chess II, Amiga Lord of the Rings, and Windows Shanghai were some of our early projects."
  3. a b c d Company Profile Blizzard Entertainment. Visitado em 2008-07-07. "Prior to the release of Warcraft: Orcs & Humans, Blizzard served as a third-party developer, creating entertainment software for various platforms, including DOS, Macintosh, Sega Genesis, and Super Nintendo. The company's best-known titles from this era include Rock 'n Roll Racing, The Lost Vikings, Blackthorne, and The Death and Return of Superman."
  4. Blizzard North: Condor and Diablo Blizzard Entertainment. Cópia arquivada em 2002-02-22.
  5. World of Warcraft: Warlords of Draenor é Revelado! Blizzard Entertainment.
  6. Destructoid: VGAs Interviews: Mortal Kombat, Blizzard on project Titan Destructoid.
  7. World of Warcraft' atinge a marca de 12 milhões de jogadores ativos, no site da Blizzard.
  8. 'World of Warcraft: Cataclysm' vende 4,7 milhões de cópias em um mês e bate recorde de games para PC.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]