Bloom (efeito)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Um exemplo de bloom em uma imagem gerada por computador (de Elephants Dream). A luz do fundo claro passa por cima de áreas mais escuras, como nas paredes e nos personagens.

Bloom (algumas vezes referido como bloom de luz, incandescência ou glow) é um efeito de computação gráfica usado em jogos eletrônicos, demos e high dynamic range rendering (HDR) para reproduzir uma simulação de um elemento nas imagens gravadas por câmeras da vida real. O efeito produz franjas (ou penas) de luz em volta de objetos de alto brilho em uma imagem, contribuindo com a ilusão de uma luz extremamente clara, afetando a câmera ou o olho que está capturando a cena. Ele se tornou muito comum em video games depois de um artigo publicado pelos autores de Tron 2.0 em 2004.

Teoria[editar | editar código-fonte]

A base física do bloom é a de que, no mundo real, lentes fotográficas nunca conseguem um forco perfeito. Até uma lente de alta qualidade vai convolver a imagem com um Airy disk (o padrão produzido ao passar uma fonte de luz através de uma abertura circular).[1][2] Sob circunstâncias gerais, essas imperfeições não são visíveis, mas uma forte fonte de luz pode fazer com que esses artefatos se tornem visíveis. Como resultado, a luz parece ir além de suas bordas naturais.

Implementação prática[editar | editar código-fonte]


Uso em jogos[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Airy disk». Wikipedia (em inglês). 10 de junho de 2020 
  2. «SVI-wiki: Airy Disk». web.archive.org. 7 de maio de 2007. Consultado em 11 de junho de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre computação gráfica é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.