Bloqueador de ar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde Abril de 2008). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

Um bloqueador de ar é uma peça que impede a passagem de ar que pode estar presente em redes de abastecimento de água.

A cumulação de ar na rede de abastecimento de água pode acontecer quando falta água e quando há muita variação da pressão devido a manobras de manutenção ou simplesmente por excesso de demanda de água. Quando retomado o abastecimento de água, todo o ar que fica na tubulação pode passar pelos hidrômetros dos consumidores, assim aumentando significativamente a conta de água no fim do mês. Em alguns estados do Brasil, onde o mesmo valor da água é cobrado pelo uso da rede de esgoto o prejuízo do consumidor pode ser duplo, ou seja, ele pode estar pagando duas vezes pela água que não usou.

No Rio de Janeiro os bairros aonde isto acontece com muita frequência são localizados na Zona Oeste (Barra, Recreio, Jacarepaguá, Itanhangá, Barrinha, Anil, Freguesia), no Centro e na Zona Norte. [carece de fontes?]

As concessionárias de água alegam que o problema da entrada do ar no hidrômetro não existe porque na tubulação delas existem as chamadas ventosas justamente para retirar o ar. Se o mundo fosse perfeito e estas ventosas sempre estivessem funcionando perfeitamente, as concessionárias teriam razão. [carece de fontes?]

A solução é perfeitamente legal e eficiente para não pagar pelo ar que pode estar passando pelo seu hidrômetro é a instalação de um bloqueador de ar se ele for instalado na saída do seu hidrômetro. A instalação de um bloqueador antes do hidrômetro ainda não é permitida no estado do Rio de Janeiro.

As companhias de água são responsáveis pelo fornecimento de água até o hidrômetro. O bloqueador de ar sendo instalado após o hidrômetro não depende da aprovação de qualquer companhia de água.

Os bloqueadores de ar são disponíveis em vários tamanhos para tubulações hidráulicas residenciais, prediais, rurais e industriais. A maioria deles é produzido em bronze (material atóxico, não oxidante).

Ícone de esboço Este artigo sobre Engenharia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.